Marijane Paese, Evandro Bombana e Rogerio Capoani.

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) reuniu expressivo grupo de líderes regionais para assistir à posse de Marijane Paese como presidente da entidade. A solenidade ocorreu a noite de 02 de dezembro, no Bento Gonçalves Centro Empresarial.

A empresária assume o cargo com o compromisso de incentivar o empreendedorismo ao longo de sua gestão, entre os anos de 2022 e 2023. Para isso, traz como base um aprendizado de décadas com os pais agricultores: o trabalho. Marijane lembrou de sua trajetória, iniciada na mesma atividade, e de sua passagem por outros campos profissionais, o turismo, a indústria e a educação, até começar a empreender, em 2008. “Aprendi o quanto é importante o aprimoramento constante, a busca pela inovação, e priorizar o bom atendimento”, disse a empreendedora do comércio.

Sua passagem pela vice-presidência para Assuntos do Comércio do CIC-BG, na gestão do presidente Rogério Capoani, entre 2020 e 2021, também ganhou relevância. O período coincide com o início e o ápice da pandemia. Justamente o mesmo em que ajudou, com sua formação acadêmica em Matemática e especialização em Estatística, a posicionar a entidade ao protagonismo regional, liderando a criação de uma plataforma para monitorar os casos de covid na Serra.

Foi esse trabalho, levado pela Amesne ao Comitê Técnico Regional da Serra com 49 municípios, que embasou vitoriosos pedidos de reversão de bandeira no então modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho. “Com o trabalho de todos, contribuímos para que a Serra tivesse o devido reconhecimento estadual e destaque no controle da pandemia”, enfatizou Marijane. Ela parafraseou seu até há pouco gestor para agradecer pela confiança no trabalho. “Você dizia que éramos as pessoas certas na hora certa”, disse a Capoani. “Quero dizer que tempos difíceis formam seres humanos mais fortes, e você lutou com coragem e determinação em defesa da saúde e da economia, sendo motivo de inspiração”, completou.

Essa soma de conquistas vem rendendo reconhecimentos – e fortalecendo parcerias, como destacou o prefeiro de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. “É uma honra pra mim, como prefeito, viver com alegria esse dia em que temos a Marijane como primeira mulher assumindo a presidência do CIC. Marijane que foi ponta de lança no enfrentamento da pandemia. Vital em defesa da vida da nossa gente. E ao Rogério nosso agradecimento por deixar um legado de trabalho e dedicação à frente da entidade. Desejo um futuro de conquistas ao CIC, para toda sua diretoria. Contem conosco, a sociedade precisa de todos nós”, disse.

Participação social é fundamental para ocupar cargos
Primeira mulher a comandar a organização desde 1914, quando ela foi criada, Marijane entende que a participação da mulher nos mais diversos campos de atuação tem ajudado a dar visibilidade à presença feminina em importantes cargos de expressão social. “É um privilégio ser a primeira mulher a presidir o CIC, isso mostra a importância de participarmos das entidades, de assumirmos posições nas empresas e nos órgãos públicos com igualdade”, disse. Mas Marijane quer ser lembrada, principalmente, pelo que construirá ao lado de sua equipe até o final de 2023, quando se encerrará seu mandato. E o começo parte de traçar objetivos claros e realizáveis, tendo como foco a retomada. “Inicialmente iremos traçar um plano estratégico juntamente com toda a diretoria que contemple novas oportunidades para alavancar o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Vamos planejar a retomada”, projetou.

Construção de soluções coletivas é destaque da gestão Capoani
Em sua última manifestação pública como presidente do CIC-BG, Rogério Capoani fez um discurso de reconhecimento. Saudou cada ente que esteve ao lado do CIC-BG no enfrentamento aos anos mais atípicos da história recente da humanidade. “A pandemia nos obrigou a abandonar tudo aquilo que sabíamos, que prevíamos, que planejávamos e exigiu de nós um poder de reação imediato, uma capacidade gigante de reinvenção e superação”, lembrou.

Capoani destacou o empenho da diretoria e das entidades parceiras do CIC-BG, assim como o relacionamento amistoso e cooperativo com o poder público. Todos foram importantes atores na construção de projetos como o Unidos por Bento, movimento comunitário liderado pela entidade que construiu 40 leitos emergenciais e montou o consultório de atendimento imediato a trabalhadores com sintomas de covid. “A cada um de vocês, agradeço pelo envolvimento nos projetos que desenvolvemos em parceria, alguns deles capitaneados pelo CIC, outros tantos conduzidos por vossas entidades”, disse.

A construção de soluções coletivas foi um dos aspectos mais presentes na gestão de Capoani. A criação de comitês internos para debater pautas específicas, como indústria e turismo, resultou em vigorosas ações de seu mandato. Entre elas, destacam-se projetos como o Observatório da Economia e o GTQuali, responsável por um profundo estudo sobre qualificação profissional no município, realizado com o suporte do Bento+20, outro coletivo bastante atuante e essencial no trabalho do CIC-BG e para o futuro da cidade. Recém-lançada, a Rota dos Capitéis também demonstra o poder aglutinador da entidade, ao envolver, inicialmente, cinco prefeituras num roteiro turístico de valorização aos hábitos de fé do imigrante e seus descendentes.

Igualmente, a parceria com a CDL-BG e o Sindilojas na realização do Fórum Comércio e Serviços em Transformação e os encontros para debater desenvolvimento com o LIDE-RS e infraestrutura com a CICS Serra exemplificam o foco na resolução de demandas a partir de uma visão agregadora de forças. Os desafios envolvendo a ExpoBento e a Fenavinho, com as restrições impostas pela pandemia, e as ações realizadas para driblar o momento também foram lembrados.

A presença do CIC-BG no Comitê Técnico Regional da Serra, para basear ações e projetos no enfrentamento à pandemia, também evidenciou a postura da entidade em buscar, ao mesmo tempo, a harmonia entre a preservação da vida e o funcionamento dos segmentos econômicos. “Felizmente, tudo começa a ganhar contornos mais estáveis, aproximando-se do que entendemos como normal, ou como ‘novo normal’, como muitos dizem. Superamos esse desafio até então impensável e se conseguimos esse feito foi única e exclusivamente porque nos unimos e trabalhamos juntos. Por isso que hoje o momento é de agradecer”, disse.

Mérito Empresarial ganha ainda mais evidência em momento pandêmico
Poucos momentos da história desafiaram tanto os empreendedores como a pandemia. E esse foi um fator extra que colocou à prova tanto a capacidade de se reinventar dos empreendedores quanto a sobrevivência dos negócios. Por isso, o reconhecimento aos gestores que conseguiram superar esse inédito momento ganha ainda mais relevância nesta edição do Mérito Empresarial. Realizada a cada dois anos, a homenagem reverencia o empreendedorismo e inovação de empresas nos segmentos da indústria, do comércio e dos serviços. Neste ano, os associados do CIC-BG votaram e escolheram como merecedores do prêmio a Meber Metais (Categoria Indústria), o Caitá Supermercados (Categoria Comércio) e Sicredi (Categoria Prestação de Serviços)

Conheça a diretoria executiva do CIC-BG para o biênio 2022-2023
Presidente: Marijane Paese
1º Vice para Assuntos da Indústria: Gladis Stringhini
2º Vice para Assuntos da Indústria: Francisco Bertolini
1º Vice para Assuntos de Comércio: Tiago Casagrande
2º Vice para Assuntos de Comércio: Helenir Bedin
1º Vice para Assuntos de Prestação de Serviços: Guilherme Salton
2º Vice para Assuntos de Prestação de Serviços: Gilberto Durante
1º Diretora Secretária: Regina Flores
2º Diretor Secretário: Sergio Peruffo Junior
1º Diretor Tesoureiro: Roberto Camargo Meggiolaro Junior
2º Diretor Tesoureiro: Willian Rizzi
Diretor da área de Tecnologia: Rogério Tessari
Diretora da área de Projetos: Fernanda Darrigo
Diretor da área de Informática: Lucas Marconi
Diretor de Gestão e Inovação: Vinícius Piva
Diretora da área de Urbanismo e Construção civil: Irani Raymundi e Tais Cariolato
Diretor da área de Relacionamento Vitivinícola: Roberto Cainelli Junior
Diretora da área de Turismo, Gastronomia e Cultura: Bruna Cristofoli
Diretor da área de Comunicação: Bruno Benini
Diretor da área de Marketing: Rodrigo Valério
Diretores da área de Infraestrutura e Logística: Giancarlo Ravanello e Cesar Anderle
Diretora da área Social e Relacionamento com o Associado: Angela Cavalet Peron
Diretora da Área Jurídica: Andresa Provenzi
Executiva: Caroline Morás Basso

Fonte: Exata Com / Foto: Divulgação / Emerson Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here