Qual a primeira música do Mamonas Assassinas que vem à cabeça quando você pensa na banda? São tantas que é impossível lembrar de apenas uma. Várias gerações foram e ainda são impactadas por esta banda icônica que apesar da curta carreira se transformou em uma das maiores expressões musicais e culturais do Brasil.
O quinteto que queria ser uma banda de rock progressivo se transformou no grupo irreverente que até hoje é um expoente da cultura pop no Brasil. A banda ganhou notoriedade na década de 90 com a originalidade de suas letras, da sua performance nos palcos e a qualidade musical dos seus integrantes. Seu primeiro e único disco, foi mixado em Los Angeles, no melhor estúdio da época, vendendo mais de 3 milhões de cópias em 7 meses. Até hoje, milhões de pessoas no Brasil e no mundo ouvem mensalmente Mamonas Assassinas nas plataformas digitais.
A história dos meninos de Guarulhos está de volta em MAMONAS ASSASSINAS: O FILME. Dirigido por Edson Spinello, produzido pela Total Entertainment, coproduzido pela Mamonas Produções, Claro e distribuído pela Imagem Filmes, o filme promete emocionar e divertir todo o Brasil com os clássicos “Pelados em Santos”, “Vira-Vira”, “Robocob Gay” e tantos outros sucessos a partir do dia 28 de dezembro nos cinemas de todo o Brasil.
Confira o trailer:
Em 1990, Dinho, Sérgio, Samuel, Júlio e Bento eram jovens de Guarulhos em busca de um sonho: gravar seu primeiro disco ainda como a Banda Utopia. Para tal , não mediram esforços, trabalhando dia e noite no que encontrassem pela frente. Não poderiam imaginar que em pouco tempo estariam reunidos no maior fenômeno musical brasileiro da década, os Mamonas Assassinas, transformando a música brasileira para sempre.
O vocalista Dinho é interpretado por Ruy Brissac, que já fez o papel do cantor no musical sobre a banda. O quinteto conta ainda com Beto Hinoto, interpretando seu tio Bento, guitarrista da banda; Rhener Freitas interpreta o baterista Sérgio Reoli; Adriano Tunes faz o baixista Samuel Reoli; e Robson Lima interpreta Júlio Rasec, responsável por teclado, percussão e vocais, na banda.
O longa foi filmado na cidade onde viviam os integrantes da banda, Guarulhos, na Grande São Paulo. A produtora destaca que o apoio das famílias dos músicos foi essencial. A empresa Mamonas Assassinas Produções, capitaneada por Jorge Santana, primo do Dinho, juntamente com os familiares, foram essenciais desde a construção do roteiro até a produção, quando emprestaram diversos figurinos originais dos garotos que foram usados no filme. Além disso, o apoio da prefeitura, de moradores e empresas locais também foi fundamental para o excelente resultado das filmagens.
Para a construção da narrativa, biografias musicais de sucesso serviram de base e inspiração, como Bohemian Rhapsody, sobre a banda Queen, e Rocketman, sobre Elton John. “Era fundamental pesquisar e compreender as melhores maneiras de, por exemplo, filmar shows. Esses filmes são excelentes nesses quesitos também. E shows são de enorme importância em MAMONAS ASSASSINAS: O FILME. São eles que ajudam a trazer a energia da banda e mostrar como contagiavam seu público”, explica o diretor Edson Spinello .
O roteiro, assinado por Carlos Lombardi (conhecido por obras como “Quatro por Quatro”, “Quinto dos Infernos”), conta a história dos 5 integrantes antes da banda se tornar os Mamonas Assassinas, desde quando ainda eram o Utopia.
O elenco de MAMONAS ASSASSINAS: O FILME conta também com Fefe Schneider, Jessica Córes, Jarbas Homem de Mello, Guta Ruiz e grande elenco.
Elenco:
Ruy Brissac: Dinho
Rhener Freitas: Sérgio Reoli
Adriano Tunes: Samuel Reoli
Robson Lima: Júlio Rasec
Beto Hinoto: Bento
Fefe Schneider: Adriana
Jessica Córes: Claudia
Jarbas Homem de Mello: Hildebrando
Guta Ruiz: Célia
Joãozinho: Marcos
Isa Prezoto: Grace Kelly
Ton Prado: Enrico Costa
Nadine Gerloff: Fânia
Patrick Amstalden: Zaca
Ficha Técnica
Direção: Edson Spinello
Preparação de elenco: Jarbas Homem de Mello
Diretor de Fotografia: Pedro Iorio
Figurino: Heitor Taddeo
Roteiro Original: Carlos Lombardi
Trilha Sonora: Ronaldo Pellicano
Produção Executiva: Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa
Produtores: Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa
Coprodução: Mamonas Assassinas Produções e Claro
Produção: Total Entertainment
Sobre o diretor Edson Spinello
Edson Spinello é um diretor de novelas brasileiro. Trabalhou como diretor-geral de novelas na TV Globo, atualmente, exercendo a função na RecordTV, onde dirigiu Rei Davi, série que obteve sucesso na Fox Mundo dos EUA. Fez parte do comitê artístico da RecordTV e selecionou projetos na área de teledramaturgia. Dirigiu a série Na Mira do Crime para a Fox e foi consultor de roteiro no longa-metragem Sobrevivente
Urbano, que conquistou 11 prêmios internacionais. Em 2020, dirigiu o quadro SofáZenda, no reality A Fazenda 12. Na Record , dirigiu as novelas Apocalipse, Rei Davi, Bela a Feia entre outras. Na Rede Globo, dirigiu Corpo Dourado, Por Amor, O Fim do Mundo e Malhação.