Macetes para dirigir melhor e com mais eficiência

0

Colocar em prática algumas técnicas específicas de direção, permitirá que a condução que você faça em algum dos carros Peugeot seminovos, por exemplo, seja mais efetiva e com maior segurança. Embora muitas pessoas achem que dirigem muito bem e que não precisam de dica alguma para melhorar, existem alguns erros que podem ser imperceptíveis. No entanto, influenciam na hora de estar dirigindo.

Nem sempre a gente dirige Peugeot seminovos ou outros veículos, tão hábil e eficazmente. Em algumas ocasiões, seja por um descuido ou diretamente por desconhecimento, esquecemos hábitos básicos, hábitos estes que ajudam muito para dirigir melhor, com maior segurança.

Não é difícil dirigir bem; só é necessário conhecer algumas técnicas e coloca-las em prática. Evidentemente que no início será necessário prestar muita atenção para usar essas técnicas na hora certa. Mas com o passar do tempo, tudo isso virará uma ação automática e a habilidade no volante será mais eficiente, dirigindo carros seminovos da Peugeot ou veículos de diversos portes. 

Sentar de forma correta

Um dos maiores erros de quem dirige é a postura diante do volante. Ou por estar perto demais ou por estar longe demais dos pedais, ou ter o encosto do banco em um ângulo voltado para trás em relação ao volante. Isso acontece tanto em seminovos Peugeot quando em todos os veículos que circulam nas cidades e nas estradas. 

É necessário procurar a distância correta para, flexionando suavemente os joelhos, alcançar os pedais. Quanto ao encosto do banco, será o pulso da mão que indicará a posição correta, pois deve estar colocado de maneira natural sobre a parte de cima do volante.

Não é permitido cruzar as mãos dirigindo

Estando corretamente sentado, utilizar de forma eficiente o volante será fácil. Colocar ambas as mãos na posição do horário do relógio, 10 horas e 10 minutos, é a posição essencial para dirigir e fazer as curvas sem cruzar as mãos sobre o aro do volante. Tampouco se deve colocar as mãos juntas para conduzir em uma ou outra direção. 

Nessas duas opções, há uma diminuição da mobilidade que enfraquece uma reação diante de qualquer imprevisto. Então, é bom lembrar: É o volante que se movimenta entre as mãos e não o contrário.

Olhar o mais longe que for possível

Na direção de qualquer veículo, desde uma bicicleta, até uma moto ou um carro, é fundamental olhar longe. É errado olhar para aquilo que está só na frente do capô, porque não tendo a perspectiva com o olhar longe, diante de qualquer imprevisto que possa surgir, o tempo de reação não será suficiente. A ideia é escanear com a visão o percurso, mantendo mentalmente a linha do veículo com segurança.

A lei da antecipação 

Ter a perspectiva na direção permite obter outro hábito fundamental para todo motorista eficiente: a antecipação.  Conseguir interpretar tudo o que está vindo na frente, como o percurso da estrada, o estado do trânsito, que manobras faz o veículo da frente ou aquele que está vindo na direção contrária ou a aparição repentina de um transeunte. Tudo isso permitirá estar preparado para reagir imediatamente diante de qualquer imprevisto.

Por isso, assim que sair de uma concessionária Peugeot seminovos, por exemplo, dirigindo o seu veículo, mantenha a atenção e a concentração na ação de dirigir, porque só dessa forma você conseguirá estar prevenido diante de qualquer imprevisto, como uma bicicleta que passa na sua frente ou uma porta de um carro estacionado que se abre de repente. 

Não ter medo às curvas

Geralmente, ninguém tem medo nas retas e muitos têm medo das curvas. É verdade que algumas curvas podem ser complicadas, com desenhos imprevisíveis. Por isso é importante não ter medo e sim respeito, dirigindo com muita atenção e sempre olhando para longe para poder estar preparado para virar corretamente na curva. Desse modo você conseguirá frear na distância correta e virar com a velocidade adequada, evitando movimentos desnecessários do volante quanto a virada está acontecendo. Só é possível e indicado acelerar quando você já saiu da curva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here