Foto: Aniversário de Antônio Mano, celebrado na Tanoaria San Martino, em Caxias, em 1948 | Foto: Acervo Tadiane Tronca

Com o intuito de provocar uma reflexão sobre a diversidade que levou ao desenvolvimento da região, será lançado nesta quarta-feira (11) o livro Serra Gaúcha: Etnias e Diversidade, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento ocorre às 18h, no centro de convivência do Campus-Sede da instituição.

A publicação será distribuída a escolas de Caxias do Sul e região para servir como material didáticos de apoio aos professores. Estará disponível ao público em geral, também, no formato e-book, por este link.

A obra conta com textos assinados por 19 autores e revela cerca de 100 imagens em uma mescla entre aspectos históricos e culturais que permitem uma melhor compreensão dos dias atuais.

O panorama das etnias que se instalaram e imprimiram marcas na paisagem cultural do território da Serra do Rio Grande do Sul inclui indígenas, negros, portugueses, italianos, alemães, poloneses, suíço-valesanos, britânicos, franceses, espanhóis, sírios, libaneses, húngaros, senegaleses e os demais imigrantes e migrantes contemporâneos.

Com publicação pela Editora da UCS, o livro conta com organização do reitor da universidade, Gelson Leonardo Rech, da pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, do diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da instituição, Anthony Beux Tessari e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Roberto Radünz.

Os textos foram escritos pelos autores Adonis Fauth, Adriana Fraga da Silva, Adriano Malikoski, Artur Henrique Franco Barcelos, Bernardo Luchini Bisatto, Cristiane Bondan Rampazzo, Franciele de Almeida de Oliveira, Iraci Marin, Julio Bittencourt-Francisco, Lucas Caregnato, Lucas Thimmig Diel, Luiza Ebert de Oliveira, Tadiane Tronca, Vania Beatriz Merlotti Herédia e Vicente Dalla Chiesa.