Cerca de 1.000 pessoas comemoraram de uma forma toda especial o centenário do Clube Esportivo de Bento Gonçalves, neste sábado, participando do Almoço do Bem. A comemoração integrou ex-atletas, dirigentes e comunidade ao mesmo tempo em que ofereceu a renda do almoço a entidades assistenciais e de auxílio que integram o Comudef – Conselho Municipal de Defesa de Pessoa com Deficiência.

Com a animação da charanga da torcida Fúria Alvi Azul e um discurso vibrante do presidente Anderson Zanella foi oficialmente apresentado o novo patrono Lênio Zanesco, que sucede a Pedro Morbini, falecido há sete anos.

O presidente não deixou de lembrar a felicidade do momento pois a comemoração se dá quando o Esportivo acaba de obter, em campo, o direito de voltar à série A do campeonato gaúcho. “Este é o nosso lugar, somos grandes, somos fortes e unidos com a comunidade, somos gigantes”.

O presidente agradeceu a parceria que tem com seus companheiros de direção e com a Prefeitura , nominando o prefeito Guilherme Pasin. Ao mesmo tempo anunciou novidades em termos de utilização do Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, que em outubro receberá uma Unidade Básica de Saúde. Disse ainda que em 2020 pelo menos 500 crianças integrarão as categorias de base do Clube.

Ex-atletas
Outro momento especial foi a leitura da ata da reunião de criação do Clube, datada de 14 de agosto de 1919. A leitura coube ao jornalista Fabiano Mazzotti, que está compilando documentos e fotos além de conduzir entrevistas para o livro dos 100 anos do alvi-azul. Ao mesmo tempo foi apresentado comercializado do Esportivo, com todas as escalações dos 2.691 jogos do time ao longo da História. O organizador do livro, é o carioca Gustavo Côrtes que destacou o fato de pouquíssimos times terem sua história reunida e documentada desta forma.

Em meio a representantes do passado, torcida organizada, simpatizantes e autoridades a festa teve muitos membros das entidades beneficiadas. Anjos Unidos, crianças com síndrome de Down e representantes de lar de idosos, entre outros.

Um grande número de ex-atletas se fez presentes. Gente que jogou nos anos 50 e atletas de um passado muito recente. Entre eles os ex-goleiros Itair Baldissera, Gipão, Jânio e Sanches; os defensores Sílvio, Raquete, Kide, Toninho Fronza, Adão Dias (Bocão), os meio-campistas Caio, Toninho Ferreto, Palito Danilo e Celso Freitas e os atacantes Alfredo, Décio Frozzi (maior artilheiro do Clube com 91 gols) Jauri e Ademar de Gásperi e muitos mais.

Fonte: Leouve / Foto: Gerson Lenhard / Grupo RSCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here