O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (PPGLet/UCS) lança nesta terça-feira, dia 29 de outubro, o livro “Ensaios reunidos de Letras e Cultura”. A obra, organizada pelos professores Carina Maria Melchiors Niederauer, Cristina Löff Knapp e Márcio Miranda Alves, celebra os 20 anos de atividade do Programa, que foi criado em 2002 e formou os primeiros mestres em 2004. O lançamento ocorre na UCS Livraria, a partir das 18h30min, com a presença do escritor José Clemente Pozenato, um dos responsáveis pela iniciativa de criação do Programa.

A obra publicada pela Editora da UCS (EDUCS) reúne artigos e ensaios de professores, ex-coordenadores, alunos e egressos do Programa. São 45 autores no total, entre eles os ex-coordenadores João Cláudio Arendt e Cecil Jeanine Albert Zinani, a escritora Natalia Borges Polesso, egressa, e o atual coordenador, Márcio Miranda Alves. Os textos do livro refletem uma mostra da produção científica desenvolvida nessas duas décadas, seja relacionada a projetos de pesquisa dos docentes, seja relacionada a dissertações defendidas pelos ex-alunos.

No texto de abertura da obra, Pozenato conta como foi o início da caminhada do PPGLet/UCS, diretamente influenciado pelo Projeto Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul, que já vinha desenvolvendo pesquisas sobre a cultura da imigração italiana. “As raízes do PPGLet da UCS estão, pois, inseridas a fundo no manancial de pesquisas da cultura construída pela imigração italiana na Serra Gaúcha”, comenta o escritor.

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da UCS já formou mais de 230 mestres e tem duas linhas de pesquisa: Literatura e Processos Culturais e Linguagem e Processos Culturais. Seu coordenador, professor Márcio Miranda Alves, lembra que o lançamento da obra “Ensaios de Letras e Cultura” faz parte de um conjunto de atividades que se iniciaram em 2022, com a criação de um selo comemorativo, e incluíram ainda um evento realizado em agosto deste ano, o qual contou com palestras, encontro de egressos, escritores e apresentações de trabalhos. “O mestrado em Letras e Cultura da UCS tornou-se uma referência regional e estadual. Foi um dos primeiros mestrados da universidade e continua contribuindo significativamente para o desenvolvimento da pesquisa e a formação profissional”, afirma Alves.