Há quase um ano a escritora Tania Scuro Mendes finalizou a obra “Anoema: A História Não Esquece”. Adiado por causa da pandemia, o lançamento do livro, que sai pela editora Age, será feito em formato on-line dia 19 de junho, às 16h, no Facebook da autora. Para este lançamento foi produzido um vídeo em que Tania fala sobre seu romance histórico-ficcional que aborda a história de Caxias do Sul na primeira metade da década de 1940, que é resultado de uma extensa pesquisa para constituir seu plano de fundo com aspectos culturais, políticos e econômicos, chamando a atenção para a ambientação e cont extualização da época.

O romance é um pretexto para abordar os reflexos da Segunda Guerra Mundial em Caxias do Sul, especialmente no que se refere ao fato de seus descendentes italianos, proibidos de falarem seus dialetos devido à política nacionalista, integrarem tropas da Força Expedicionária Brasileira, e terem ido lutar na Itália contra a Itália, ainda que essa cidade tenha sido fundada por imigrantes italianos.

A trama foi inspirada em fatos reais, a partir da explosão de uma fábrica de arsenal bélico em Caxias durante a Segunda Guerra. No prefácio do livro, o filósofo e escritor Jayme Paviani destaca que “Anoema é uma história real, impregnada de imaginação para durar mais, e de percepção de um momento dentro de um mundo em guerra, portanto, regional e universal”, salientando que “Tania Scuro Mendes, ao dominar a escrita, soube, na habilidade de produzir e criar textos, dizer o essencial, ligar a história real à ficção e, assim, falar com coragem e de forma permanente o que é transitório e o que permanece sempre como expressão da realidade (…) com sua narrativa, conta um conjunto de detalhes que faz parte do processo da imigração italiana nessa re gião (…) acrescenta novas situações que outras obras do mesmo gênero não abordaram de maneira tão expressiva”.

Autora também do livro “Alguém Abre a Porta? – Crônicas que saem de lugares comuns”, em 2018, Tania Scuro Mendes é Mestre e Doutora em Educação (UFRGS) na linha de pesquisa em Psicologia Cognitiva, atuando por mais de 30 anos em diferentes níveis de ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica.

O vídeo para o lançamento on-line é produzido pela Xamã Filmes, do diretor Daniel Vargas. O lançamento da obra integra a programação da Semana de Caxias do Sul 2021.

O projeto é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A revisão é de Germano Weirich e a produção cultural é de Cristina Nora Calcagnotto.

O que: Lançamento on-line do Livro Anoema: A História Não Esquece, de Tania Scuro Mendes
Quando: dia 19 de junho, às 16h
Onde: Facebook da autora https://www.facebook.com/tania.scuromendes
Quanto: R$ 40,00 (quarenta reais), na Do Arco da Velha Livraria e Café.
Para entrevistas: Tania Scuro Mendes: (54) 9 9979-5286

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here