Domingo, 7 de junho, é o Dia do Vinho Brasileiro. Já que não será possível celebrar a data como sempre, entidades do setor vitivinícola se uniram para aproximar as pessoas do vinho nacional de um jeito diferente. A sommelier argentina Cecília Aldaz, apresentadora do programa ‘Um Brinde ao Vinho’ do Mais Globosat; o chef, empresário e apresentador francês Olivier Anquier e o sommelier brasileiro Rodrigo Ferraz, vão fazer a live ‘Dia do Vinho Brasileiro: Muita história para contar’, às 18h, no canal Vinhos de Bicicleta, no Youtube.
Eles vão compartilhar suas histórias com o vinho brasileiro. São casos, curiosidades, fatos inusitados que vão motivar as pessoas a participar da ação que será lançada ao final da live. “Cecília, Olivier e Rodrigo abraçaram a causa com a gente. Nossa bandeira está acima de qualquer marca comercial. Nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros. Não poderíamos deixar esta data passar em branco, ainda mais no ano em que celebramos a safra das safras e que projeta vinhos excelentes. Convidamos as pessoas a participar. Reservem o vinho e brinde com a gente”, convida o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Daniel Salvador.
Além de criar um momento virtual para que as pessoas possam brindar a data em qualquer lugar do país e do mundo, a iniciativa vai além da live. As pessoas serão motivadas a se envolver e participar de uma ação que evidenciará a diversidade e qualidade do vinho brasileiro. Hoje, o Brasil possui 26 regiões produtoras em 10 estados brasileiros (ver abaixo). Nenhum outro país no mundo tem esta diversidade de terroirs. São mais de 1,1 mil vinícolas que produzem 310 milhões de litros de vinho por ano, variando conforme a safra. Deste total, 50 milhões são de vinhos finos e espumantes. A evolução do vinho brasileiro pode ser comprovada nas mais de 4.500 premiações conquistadas no mundo todo até o final de 2019.
Junto com a ABE, também participam da ação a Agavi, Comissão Interestadual da Uva, Fecovinho, Fenavinho, Ibravin – Vinhos do Brasil, Sindinho RS e Uvibra, que convidam as vinícolas, confrarias, enólogos, sommeliers e apreciadores em geral a compartilhar a campanha em suas redes sociais. O material já está disponível nos canais da ABE. A ação foi desenvolvida pela Agência Gringa e Conceitocom Brasil.
Fonte: Conceito Com / Foto: Divulgação