Há quase 50 anos, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves tem um compromisso firmado com os pacientes para oferecer, além de acolhimento, tratamentos que tragam conforto e bem-estar. Mais dois serviços, ambos gratuitos, acabam de ser adicionados à essa lista, reforçando os propósitos da instituição em assistir seus pacientes.
Um deles é direcionado a pessoas em tratamento de sintomas do câncer de mama, oferecido na sede da entidade, o Centro Assistencial Andressa Zietolie. O outro, um exame preventivo auxiliar na detecção de possíveis casos de câncer de pele – um dos mais comuns e incidentes no país –, é disponibilizada na clínica parceria da médica dermatologista Andrea Severa.
O serviço à disposição na Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves será oferecido semanalmente às terças-feiras, das 13h30min às 17h, e consiste em dois procedimentos. Primeiramente, as pacientes encaminhadas pelo Hospital Tacchini passarão por uma sessão de fisioterapia para atenuar as dores nas regiões do tronco, dos braços, das mãos e dos seios. Elas são chamadas de linfedemas e são ocasionadas, principalmente, por interferência cirúrgica ou por radioterapia que podem atingir os linfonodos em áreas como axilas, cotovelo e pescoço.
Depois dessa sessão, outro procedimento será executado a fim de realizar uma drenagem mecânica nas pacientes. Essa etapa é feita com o auxílio de um equipamento, chamado Manguito. Como o nome sugere, é uma espécie de uma manga que cobre todo o braço. Ao ser ligado, essa manga exerce uma pressão das pontas dos dedos até a região do tórax, auxiliando na drenagem de líquidos retidos pelo corpo. “As pacientes costumam ter retenção de líquido, nódulos, inchaço, dores por causa, justamente, da lesão da mama. Esse aparelho traz um conforto a elas, aliviando bastante a dor, estimulando que os líquidos sejam expelidos pela urina”, explica a fisioterapeuta Franciele Maran, que trabalha com a médica Andrea Severa. O Manguito é utilizado por cerca de 30 minutos e, caso haja necessidade, o tratamento é aplicado nos dois braços.
A paciente Clareli Pinheiro dos Santos já fez duas sessões com o Manguito e disse que os benefícios foram imediatos. “Foi instantâneo. Já senti a diferença na primeira sessão, é maravilhoso”, contou Clareli, cujo braço direito é acometido por inchaço. Depois do tratamento, ela sente uma grande melhora em sua mobilidade. “Até consigo lavar os vidros de casa”, comentou, enquanto era submetida ao tratamento e assistida pela estagiária de Fisioterapia, Julia Schenato. “Era um tratamento que estávamos esperando, eu estou muito feliz e quero agradecer à Liga por nos proporcionar isso”, continuou a paciente.
Outro benefício proporcionado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves será o acesso a um exame inédito na Serra. Dois pacientes por mês, encaminhados pelo Tacchini ou pela Secretaria Municipal da Saúde, serão submetidos ao Foto Finder, tecnologia que escaneia cada pinta ou mancha do corpo a fim de acurar um possível diagnóstico de câncer de pele ou ajudar a evitar um agravamento de quadro. “Às vezes, o paciente que tem câncer de pele pode resultar em metástase, então é preciso um grande cuidado”, diz Franciele.
O exame leva cerca de duas horas para documentar a pele e fazer fotografias das marcas, auxiliando a encontrar alterações patológicas e sendo um suporte aos médicos na precisão de diagnósticos. As fotos são analisadas pela própria máquina, que sugere possíveis cenários. “A máquina auxilia nessa leitura, e tudo é acompanhado pelo médico, que avalia necessidade ou não de retirada de lesão, mandar para biópsia ou simplesmente seguir acompanhando o caso com um novo exame daqui a um ano”, diz Franciele.
Com essa rede de parceiros, a Liga de Combate ao Câncer vem acumulando avanços importantes nos serviços que disponibiliza à comunidade. “Dessa forma, conseguimos auxiliar de forma ainda mais completa aos pacientes, contribuindo não só para o tratamento da doença, mas para a qualidade de vida das pessoas. Esse é mais um exemplo muito significativo de como a generosidade e a solidariedade são capazes, sim, de transformar para melhor a nossa sociedade, com gestos simples, mas muito relevantes, no objetivo de fazer o bem ao próximo”, diz a presidente da entidade, Maria Lúcia Gava Severa.