Nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, das 14h às 16h, será realizado na Embrapa Uva e Vinho o Lançamento do Dia Regional do Suco de Uva, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e a Câmara de Vereadores do Município.

O dia dedicado à valorização de um dos principais produtos da cadeia vitivinícola foi proposto pelo vereador de Bento Gonçalves, Edson Biasi, através de projeto de lei que instituiu o Dia do Suco de Uva no município. A proposta, teve aprovação de todos os parlamentares, e foi sancionada pelo prefeito Guilherme Pasin.

Depois desta conquista, o vereador tem mobilizado outros municípios a também incluírem o primeiro domingo de março como o dia do suco de uva. O Projeto já está no calendário oficial de Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Garibaldi.

O evento de lançamento será uma oportunidade dos presentes conferirem alguns dos motivos pelos quais o suco de uva merece um dia dedicado a ele.

Depois da abertura, o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho José Fernando Protas abordará a Evolução mercadológica e produtiva do suco. Já a biomédica Caroline Dani irá falar sobre os Benefícios do suco de uva para uma vida saudável e os pesquisadores Patrícia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, sobre Novas cultivares de uva para suco desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, liderado pela Embrapa Uva e Vinho.

Ainda integrando a programação, haverá um espaço para manifestações no espaço denominado Movimento em prol do suco de uva. Na sequência, os participantes terão oportunidade de degustar e brindar com sucos de uva elaborados com diferentes cultivares de uvas desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho.

As inscrições para o evento são limitadas, sendo necessária a confirmação da presença pelo telefones (54)3455-8090 ou (54)9 9972-6692.

Motivos para celebrar
O suco de uva brasileiro é único no mundo! Sua cor, aroma e sabor vem conquistando a cada dia mais consumidores, pois além das propriedades nutritivas, promove benefícios à saúde que vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a melhora na cognição, sendo um excelente alimento.Saboroso e saudável, o suco de uva tem ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros e dos estrangeiros, como comprovam as estatísticas do setor.

Segundo dados publicados pela pesquisadora Loiva Ribeiro de Mello, em 2018 foram comercializados 140,5 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. A versão integral ou natural é aquela elaborada com 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar em sua composição. Em 2017 foram vendidos 107,1 milhões de litros da bebida, ou seja, houve um aumento de 30,98%. O valor total da comercialização em 2018 foi de 258,33 milhões de litros, incluindo todos os tipos, incluindo integral, néctar, reconstituído e outros.

A comemoração do Dia do Suco é proposta para o primeiro domingo do mês de março. Em 2020 será no dia 1º. Além de registrado no calendário dos municípios participantes, a intenção, é de que a data estimule a realização de ações de promoção da bebida, informando sobre os benefícios à saúde, promovendo o turismo, fortalecendo a economia resultando num aprimoramento da cadeia produtiva da uva.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here