Emir Rossoni lança livro de contos Domanda Nísio, que recebeu em 2018 o PrêmioGoverno de Minas Gerais de Literatura. O livro teve lançamento em Porto Alegre em outubro de 2019 e agora será lançado em Nova Bassano no dia 06 de março de 2020.

O lançamento é uma promoção da AVENOBA – Associação Vêneta de Nova Bassano e irá reviver os antigos Filós, com jogos típicos, comidas e outras manifestações culturais dos imigrantes. O local é uma casa antiga no interior do município.

A obra é composta por dez contos que, conforme escreve Paulo Ricardo Kralik Angelini no prefácio, se cristalizam num cotidiano que não é o da grande cidade, mas de um Brasil mais recôndito, construído pelos imigrantes. Em comum, as histórias desenvolvem-se em volta de uma cidadezinha na serra, chamada carinhosamente de Bassano pelos locais. É o eixo pelo qual orbitam as histórias, mas muitas passam em seus arredores, numa atmosfera rural, em pequenos lugarejos habitados por gente que se conhece, mas se desconhece.

Como define o próprio autor no posfácio do livro, Domanda Nísio éum grito. Um grito coletivo. Voltando ao prefácio de Kralic, também é um encontro precioso, a ser absorvido de supetão ou aos pequenos goles, com doses de angústia e desencanto, nesses espaços tão cheios de verde e de vida, mas onde a vida também pode escapar.

Fonte: Assessoria / Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here