Na noite de sexta-feira (11), a Paróquia Santo Antônio lançou oficialmente da 144ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves. A atividade aconteceu durante o jantar com a homenagem aos festeiros jubilandos de 1972 e 1997 e a entrega do Troféu Tonito aos festeiros de 2021 e homenagem aos festeiros jovens da edição passada.

Durante a abertura, o pároco, padre Volmir Comparin, fez questão de agradecer a todas as pessoas que ajudaram a construir a história da festa. “É tempo de celebrar e nós estamos tendo a graça de retomar os festejos mais antigos da Imigração Italiana, por isso, quero manifestar a nossa gratidão a todas as pessoas, equipes, padres, religiosas, e toda a comunidade que ajuda a perpetuar a Festa de Santo Antônio há 144 anos”, salientou.

O evento teve a presença da Equipe Paroquial, coordenada pelo padre Volmir Comparin, e composta pelos padres João Roberto Masiero, Júlio Antônio Giordani e Luís Carlos Conci; pelas pastorinhas Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro e pelo seminarista Gabriel Guilherme Frigo. Demais padres das paróquias de Bento, o prefeito municipal, Diogo Siqueira, o presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto, e os secretários de Cultura, Evandro Soares, e da Educação, Adriane Zorzi, também participaram do jantar.
.
No lançamento oficial, foram apresentados o cartaz e a identidade visual da 144ª Festa de Santo Antônio, o cronograma de atividades, bem como o vídeo oficial dos festejos de 2022.

O casal coordenador, Mônica Bandeira Bianchi e Cleiton Bianchi, também ressaltaram a grande novidade desta edição: a Jornada com Santo Antônio, um game digital irá alcançar mais de 20 mil pessoas de forma direta e indireta, em toda a cidade.

Durante a homenagem aos festeiros de 1972, que há 50 anos deram início ao tradicional Jantar do Codeguim, e aos casais de 1997, que há 25 anos realizaram a primeira ação entre amigos da Festa, foram entregues a imagem de Santo Antônio e um ramalhete de flores. Aos festeiros da 143ª Festa de Santo Antônio, realizada em 2021, foram entregues flores e o “troféu Tonito”. Já os festeiros jovens receberam uma lembrança dos casais jovens de 2022.

O lançamento da 144ª Festa de Santo Antônio foi concluído com a apresentação de canções italianas da cantora Inês Rizzardo.

Foram homenageados os casais:
1972 – 50 anos de organização da Festa
Aldo e Ordália Navarini Cini, representados pelo filho César e nora Silvia;
Júlio Milani (in memorian) e Jurema Tusset Milani – receberam a senhora Jurema e a filha Andréia

1997 – 25 anos de organização da Festa
Célio e Maria Pastorello Parisotto
Ivo e Evalina (in memorian) Vanni Tecchio – receberam o senhor Ivo, a filha Sidia e a neta
Orestes e Mariza (in memorian) Franzoloso Guidolin – receberam o senhor Orestes e sua companheira, Mari
Valter e Lúcia Ficagna Cobalchini

Troféu Tonito – 143ª Festa de Santo Antônio | 2021
Antenor e Márcia Ferrari
Francisco e Ivanir Acosta
Guilherme e Adriana Garavaglia
José e Juliane Carraro
Marcos Fracalossi e Raquel Rossatto
Ronaldo e Flávia Ancezki

Festeiros Jovens – 143ª Festa de Santo Antônio | 2021
Luana Carraro, representada pelos pais
Luana Robetti
Pedro Zanotto e Caroline Zen Cainelli, representados por familiares
Tiago Zílio
Vinícius Rosalen

Conheça a programação da 144ª Festa de Santo Antônio
A programação religiosa terá início no dia 23 de abril, com a visita de Santo Antônio às comunidades atendidas pela Paróquia. Também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário de Caravaggio e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, bem como entidades da cidade, como a APAE e o Hospital Tacchini. O calendário, com 35 visitas, se estende até o início do mês de junho.

Para o dia 29 de maio, domingo, às 15h, está programada a Missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e rádios parceiras. Durante as Missas da Trezena e do Dia Festivo haverá a participação de escolas das redes pública e particular de Bento Gonçalves, bem como de entidades de fortalecimento de vínculos, que atuam no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência.

Já o dia festivo, 13 de junho, segunda-feira, terá a tradicional programação com a alvorada festiva e o repicar dos sinos, e Missas às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h, sendo a celebração das 15h prevista para acontecer em frente ao Santuário, seguida de procissão com a imagem de Santo Antônio. Durante todo o dia haverá a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e frades disponíveis para confissões e bênçãos. Toda a programação está sendo pensada para ser realizada com a presença de fiéis, no entanto, serão acompanhadas as determinações das autoridades civis e diocesanas acerca da pandemia da Covid-19.

Seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades, de acordo com os decretos municipais, a comissão de festeiros e a Equipe Paroquial organizaram a programação social como de costume, sendo ela também sujeita a alterações. Para o dia 24 de abril, um domingo à tarde, está programado o tradicional Chá das Zeladoras e na sexta-feira, 06 de maio, acontece o bingo de Santo Antônio. Uma das datas marcantes será 27 de maio, com a 50ª edição do “Jantar do Codeguim”, iniciado em 1972.

Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios: 1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2021/2022; 2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2022; 3º Prêmio: Persiana, tapete e rolo de papel de parede + poltrona e puff; 4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos + conjunto de mesa e quatro cadeiras em alumínio polido e 5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo + poltrona.

Novidades da 144ª Festa de Santo Antônio
A Festa de Santo Antônio é um evento cultural, social e religioso, mas sobretudo é experiência de anunciar a Palavra de Deus com o exemplo de Santo Antônio. Estamos trabalhando na organização de um Dia Votivo especial, que permita à comunidade experimentar um dia de espiritualidade, garantindo as condições de infraestrutura necessárias para que todos sejam acolhidos com conforto, comodidade e segurança, durante todas as etapas da programação.

Toda a preparação da 144ª Festa de Santo Antônio visa aproximar a comunidade bentogonçalvense da espiritualidade antoniana, que conduz a Jesus Cristo, por meio de palavras e ações. A equipe de comunicação está produzindo um vídeo oficial para os festejos, para ser veiculado nas redes sociais e também ser reproduzido nas visitas e demais ações da festa.

Além disso, serão realizadas atividades lúdicas com as com os estudantes das redes pública e privada, que são o público-alvo dos festejos. Está programado para o dia 18 de março o lançamento da “Jornada com Santo Antônio”, um game digital idealizado pela comissão da 144ª Festa em conjunto com o padre Ricardo Fontana e o padre Luís Carlos Conci. Serão alcançados diretamente 7 mil estudantes do 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, e um total de 20 mil pessoas de forma indireta, envolvendo a comunidade escolar e a sociedade de Bento.

Juntamente com a coordenação pedagógica das escolas católicas e particulares e representantes da Secretaria Municipal da Educação e da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, serão realizados projetos de arte e desenho, com o objetivo de atualizar os milagres e a vida de Santo Antônio, além de outras programações em andamento, reunindo as secretarias municipais de Cultura e Turismo.

A equipe de festeiros é composta pelos casais: Adriane de Assis e Adilson Boch, Claudete Nichetti Gnoatto e Délcio Gnoatto, Carla R. Da Ré Trivelin e José A. Trivelin, Eliana Ruiz Petroli e Moisés Petroli, Márcia Menegotto Rachele e Valério Antônio Rachele e Mônica Bandeira Banchi e Cleiton Bianchi. Os festeiros jovens desta edição são Camille Turatto Spolt e Alexandro Zorzi, Fernanda Luzzi e Ezequiel Candido, Letícia Arsego e Diogo Dameda Portalupi.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here