A corte da 17ª Fenavinho está eleita: Laís Dupont, representante do Segh Uva e Vinho, foi coroada Imperatriz do Vinho, e Raiane Conci (representante do Vale do Burati) e Letícia Beliski (representante da a ONG Patas e Focinhos) as Damas de Honra. Caberá a elas a importante missão de representar a Festa Nacional do Vinho – e todo o simbolismo histórico e cultural que ela carrega. A escolha ocorreu na noite de hoje (23), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, perante um público de mais de 700 pessoas, no hall do Pavilhão A.

As três eleitas foram as que registraram as maiores pontuações na avaliação técnica dos jurados, que levou em consideração o desempenho delas em entrevistas individuais (onde contaram quesitos como apresentação pessoal, comunicação e expressão e, conhecimento) e no desfile (observando simpatia, cordialidade, beleza, desenvoltura, tranquilidade e naturalidade). O júri foi composto por dez convidados: Aline Gregio, Barbara Bortolini, Claudia Remus, João Pulita, Juju Massena, Lizandra Mazzoccato, Luciana dos Santos Ribeiro, Patrícia Binz, Rodrigo Parisotto e Vanessa Souza.

À corte, a Fenavinho entregou, pela primeira vez, premiação em dinheiro: R$ 4 mil para a Imperatriz e R$ 3 mil para cada uma das duas Damas de Honra. Elas também receberam dois kits de joias da Enojóias – Diamantes do Vinho, de Tuiuty, com acessórios feitos à base de vinho (bitartarato de potássio, um subproduto da fabricação da bebida retirado de pipas que armazenam a bebida); kits da Alumniée Cosméticos, da clínica Harmonizar Fisioterapia e Saúde Integrada e buquês da Imperium Flores.

A escolha da corte da 17ª Fenavinho teve a participação de 18 candidatas no total: Aline Alves Dos Reis, Ana Paula Rizzardo, Bruna Rodrigues Da Silva, Caroline Bonetti Noal, Dauana Menoncin, Fernanda Caio, Gabriela Ferreira, Júlia Baicoa Martini, Julia Pasquali, Laura Framia Ferri, Lorenza Dos Santos, Maisa Cristina Moro, Natália Cobalchini, Quelem Maciel Dos Santos e Sabrina Mantelli Dalcin, além das três eleitas. “Cada uma das candidatas merece nosso reconhecimento pela força e coragem de se desafiarem a participar da Escolha. Compartilhamos dias intensos, onde construímos laços e relações incríveis com um grupo de mulheres lindas, inteligentes e fortes que certamente farão a diferença em nossa comunidade”, disse Jussara Konrad, coordenadora da corte da 17ª Fenavinho.

Orgulho da cidade e valorização ao vinho brasileiro
A coroação como Imperatriz do Vinho significa, para Laís Dupont, uma honra e excelente oportunidade de declarar seu amor por Bento Gonçalves e tudo o que ela representa. “Estou muito feliz por ser uma das escolhidas para representar essa linda festa. Vamos promovê-la com muito amor e dedicação, porque a Fenavinho merece”, disse.

Para a Dama de Honra Raiane Conci, é o orgulho de representar as famílias agricultoras que dedicam suas vidas à produção de uvas, e as pessoas que tanto trabalham e dão vida à cidade, homenageando-as por meio da Fenavinho. “Como filha e neta de viticultores, e sucessora da propriedade familiar, garanto que eles serão muito bem representados na 17ª Fenavinho”, disse.

A Dama de Honra Letícia Beliski destaca, também, a oportunidade de divulgar ainda mais os excelentes vinhos, a cultura e o turismo regional, bem como de encantar e conduzir os visitantes através do mundo do vinho, sendo porta-voz do município, utilizando das plataformas, eventos e mídias sociais para alavancar os empreendedores e os vinhos produzidos aqui. “Vamos ser Fenavinho do início ao fim, faremos nosso melhor para que essa edição da festa seja inesquecível”, disse.

A festa da escolha da 17ª Fenavinho também revelou os resultados da Votação Popular, novidade desta edição que permitiu à comunidade participar do certamente. Graças à votação contabilizada pela internet entre 1º e 20 de abril, três candidatas receberam pontuação extra na composição de sua nota: Laís Dupont, (com 11,7% dos votos), também coroada como Imperatriz do Vinho na deliberação do júri, Maisa Cristina Moro (com 9,6% dos votos) e Gabriela Ferreira (9,3% dos votos).

Amor pela Fenavinho
A coroa que simboliza o título de Imperatriz e Dama de Honra da Fenavinho vem acompanhada de muitos e valiosos significados – entre eles, a força da história, da cultura e das pessoas de Bento Gonçalves. “A corte tem a responsabilidade enorme de representar os mais de 55 anos de história que transcorrem desde a realização da primeira edição da Festa Nacional do Vinho. Mas também tem um privilégio, que é o de carregar a força e o amor de toda comunidade para com a Fenavinho. As eleitas, nesta noite, estão assumindo um compromisso coletivo, de trabalho em prol do município de Bento Gonçalves. É de pessoas assim que precisamos em nossa sociedade, dispostas a fazer algo a mais pela coletividade. Hoje, vocês são exemplo”, disse Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da 17ª Fenavinho.

Agora, é chegado o momento de toda a comunidade também se engajar nesse movimento. “Convido a todos para que sejam divulgadores e incentivadores da Festa Nacional do Vinho. A festa precisa e merece”, disse Roberto Cainelli Júnior, coordenador do comitê da 17ª Fenavinho. “Quanto mais conhecemos a história da Fenavinho, sua essência e seu legado, mais nos apaixonamos por ela e mais motivados ficamos em participar de ações que contribuam com seu fortalecimento. Afinal, essa é a festa mais querida de Bento Gonçalves, aquela que une e mobiliza a comunidade, e enaltece o orgulho por nossa história, raízes, cultura e tradições. Unidos, certamente brindaremos ao sucesso da 17ª Fenavinho e de muitas outras edições que estão por vir”, pontuou o coordenador.

A contribuição da corte tem papel extremamente relevante nesse contexto, conforme avaliou o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. “As meninas representarão o município perante pessoas de fora, de outras regiões do Brasil e de fora do país, encantando-os para que visitem nossa cidade e conheçam nossos atrativos, sendo expoentes da beleza e pujança de Bento Gonçalves”, disse.

Emoção na despedida da corte da 16ª Fenavinho
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a despedida da Corte da 16ª Fenavinho – a Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso encerraram seu reinado recebendo o carinho da comunidade. “A experiência de representar a Festa Nacional do Vinho, é verdadeiramente transformadora. Aprendi muito sobre nossa história. Redescobri aspectos de nossa cultura, que passou a ter um significado ainda mais rico e profundo. Hoje, me orgulho ainda mais de Bento Gonçalves e de todas as pessoas que fizeram e fazem parte de sua história. Foi um privilégio representá-las. Hoje, encerro minha jornada com a certeza de ter feito meu melhor pela Festa Nacional do Vinho. E com plena gratidão por tudo o que a Fenavinho me proporcionou”, disse Bárbara.

O mesmo sentimento de gratidão pautou a mensagem da Dama de Honra Ana Paula Pastorello. “Divulgar o vinho brasileiro é uma tarefa que exige empenho e dedicação, bem como é uma grande responsabilidade representar a imagem da Fenavinho e de Bento Gonçalves. Mas todo o árduo trabalho da corte se torna recompensador ao ver o sorriso no rosto dos moradores e visitantes se divertindo, apreciando e celebrando nosso vinho durante a Festa”, disse. Sandi Marina Corso, também Dama de Honra, acrescentou outra importante contribuição da corte à sociedade: valorizar a força feminina. “As Soberanas têm o compromisso de divulgar nossa história, enaltecer o vinho aqui produzido e valorizar o turismo, representando tudo o que torna a Fenavinho, e também nossa cidade, únicas. Nesse contexto, o papel da mulher é fundamental e merece reconhecimento”, disse.

O trio segue imortalizado em um projeto muito simbólico: o Vinho da Corte da 16ª Fenavinho, também apresentado na noite de 23 de abril. A série especial, com lote limitado de 300 garrafas, tem o toque das soberanas eleitas em 2019. A corte foi responsável por personalizar o vinho, que tem 80% da base de Merlot e, em sua composição, a combinação com outras variedades determinadas pelas soberanas – resultando em uma bebida que carrega a identidade do trio. As garrafas do Vinho da Corte da 16ª Fenavinho serão leiloadas neste ano.

Fonte: Exata Com / Fotos: Mateus Martis e Gilmar Gomes / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here