A Jornada Internacional de Comunicação acontece no dia 10 de junho, a partir das 8h. O evento é promovido pela Universidade Tecnológica Nacional (UTN) da Argentina, em parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e foi divulgado pela secretária de Extensão Universitária da UTN, Carolina Orcola, juntamente com o diretor da área de Resolução de Conflitos para a Paz e Bem Estar Social, Miguel Armando Garrido e o reitor da Universidade Tecnológica de Resistência, Jorge de Pedro. O tema para o evento será “Universidade e Comunicações”. O Grupo RSCOM será representado no evento pelo comunicador Jasser Panizzon.

Jasser Panizzon comunicador do Grupo RSCOM

A importância do protagonismo da comunicação nas universidades
A engenheira Carolina Orcola destacou que a jornada será de forma híbrida, pois ocorrerá com público presencial e online, tanto na Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Brasil, como na UTN, na Argentina. Além disso, estarão presentes os representantes de outras universidades e da mídia, rádios universitárias convidadas, e a rede de rádio UTN do país.

“Uma das coisas que queremos trabalhar neste dia é a importância, o protagonismo que a comunicação desempenha dentro das Universidades. Porque não é só fazer, mas também comunicar, informar, transmitir, o que eles estão fazendo, seus saberes. Ou seja, ouvir o meio ambiente com as demandas que eles têm para que investiguemos, trabalhemos e adaptemos nossos currículos para onde a comunidade precisa”, acrescentou.

“Esta conferência é muito proveitosa para destacar o importante papel que as comunicações possuem em geral, e também promover o fato de termos uma rádio universitária e gerar laços mais fraternos e próximos com os demais meios de comunicação. Junto com nossos amigos do Brasil, da Universidade de Caxias do Sul, com quem temos um vínculo muito forte”, revelou Orcola.

“Para nós, cada uma das exposições é fundamental. Haverá um grupo de palestrantes renomados e estaremos acompanhados pelo diretor do Grupo CIUDAD, Pedro Cáceres, falando sobre todos os assuntos que têm a ver com a comunicação latino-americana. Ele irá mostrar tudo o que se faz a partir da mídia, com a importância desses laços, de sair um pouco de onde estamos e olhar para fora, para o resto do continente. Ou seja, integração pensando no futuro, que beneficie nossos alunos, dando a eles diferentes possibilidades e horizontes”, comentou a secretária de Extensão Universitária da UTN.

Carolina Orcola concluiu que os interessados ​​poderão ver o encontro pessoalmente, além de também ser transmitido pelo YouTube, onde ficará gravado para quem quiser assistir. O link pode ser solicitado para ver via Zoom.

A Universidade pensa sempre no aluno
Com a palavra, o Dr. Miguel Garrido observou que o objetivo do evento é a internacionalização do conhecimento das duas Universidades. A justificativa é transcendente para ambas, pois a Universidade sempre pensa no aluno. E tem um olhar da perspectiva, como construir o futuro a partir de duas Universidades, segundo a UNESCO. E isso se chama construir relações entre as duas.

“Devemos afirmar que este vínculo foi construído com base no trabalho e, graças à liderança do engenheiro Jorge de Pedro, e o marcado ex-reitor de Caxias que estará expondo, assim como o atual reitor Rech. Os dois eixos que sustentam esta internacionalização são a Universidade e as Comunicações, e é precisamente aí que está a experiência que o jornalista Pedro Cáceres tem, como responsável pela multimídia do Ciudad. E, por parte do Brasil, também haverá um responsável pela multimídia do país”.

‘Continuar fortalecendo os laços que temos com a Universidade de Caxias’
Por fim, o reitor da UTN Resistência, o engenheiro Jorge de Pedro, afirmou que está muito feliz com o evento, que reforça e fortalece essa relação, em construção há vários anos com a Universidade de Caxias do Sul. E está é uma possibilidade de ter um diálogo e uma conversa agradável com o novo Reitor.

“Vai ser um dia com diversas atividades, que buscam continuar fortalecendo e consolidando os laços que temos com a Universidade de Caxias. Junto com eles estamos trabalhando há algum tempo, montamos livros, consolidando os laços que construímos com o reitor anterior e, agora, crescendo essa amizade”, concluiu.

As inscrições podem ser realizadas no formulário, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBLLwdu9o9b2AvOz2QBoIjIn-iWwOl5mcYDYQDBDNh7Ak6ew/viewform 

Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here