Na sexta-feira (19) foram conhecidos os premiados da 20ª edição da Seleção dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha. O evento ocorreu no Restaurante do Parque da Vindima Eloy Kunz. O cardápio do jantar foi o tradicional menarosto, prato típico do município.

Em seu pronunciamento, o prefeito, César Ulian, destacou a ascensão do vinho na pandemia e reverenciou a qualidade da bebida produzida em solo florense. “Somos o município maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. Nossa gratidão a todos que trabalham na elaboração de excelentes produtos que levam o nome de Flores da Cunha para o país e o mundo”, destacou o prefeito.

Em 2021, o concurso reuniu 266 amostras de 28 vinícolas para degustação às cegas, com a participação de 22 especialistas, entre enólogos e sommeliers. A análise ocorreu na Enoteca da Escola de Gastronomia da UCS no período de 19 a 22 de outubro. Os vinhos, sucos e espumantes que obtiveram melhor pontuação, o que representa 30% das amostras analisadas, fazem parte do guia Melhores Vinhos de Flores da Cunha e são classificados em 13 categorias: Vinho Branco de Mesa Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco, Suco de Uva Integral, Vinho Branco Fino Seco Aromático, Vinho Branco Fino Seco Não Aromático, Vinho Rosé Fino Seco, Vinho Tinto Fino Seco Cabernet Sauvignon, Vinho Tinto Fino Seco Merlot, Vinho Tinto Fino Seco, Vinho Espumante Brut, Vinho Espumante Brut Rosé, Vinho Espumante Moscatel e Vinho Espumante Moscatel Rosé.

O vinho que obteve a maior nota em cada categoria, e que conquistou a medalha de ouro, foi agraciado com o Troféu Gran Baco. São eles:

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Branco de Mesa Seco: Vinícola Galiotto com o vinho Galiotto Niágara

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Tinto de Mesa Seco: Hortência Indústria De Bebidas com o vinho Hortência Bordô

Troféu Gran Baco Categoria Suco de Uva Integral: Fante Indústria de Bebidas com o suco Quinta do Morgado Branco

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Branco Fino Seco Aromático: Vinícola Gaio com o vinho Gaio Proprietà Moscato Giallo

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Branco Fino Seco Não Aromático: Cooperativa Vinícola Nova Aliança com o vinho Aliança Chardonnay

O Troféu Gran Baco Categoria Vinho Rosé Fino Seco: Casa Venturini Vinhos e Espumantes com o vinho Le Bateleur Rosé

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Fino Seco Cabernet Sauvignon: Vinícola Casa Del Piero com o vinho Del Piero Cabernet Sauvignon

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Tinto Fino Seco Merlot: Vinícola Gilioli com vinho Casa Gilioli Merlot

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Tinto Fino Seco: Sociedade de Bebidas Panizzon com o vinho Panizzon Maximus

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Espumante Brut: Vinhos Monte Reale com o espumante Brut Valdemiz

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Espumante Brut Rosé: Vinícola Veadrigo com o espumante Brut Rosé Famiglia Veadrigo

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Espumante Moscatel: Adega Mascarello com o espumante Dom Bortolo Moscatel

Troféu Gran Baco Categoria Vinho Espumante Moscatel Rosé: Vinícola Angelo Luvison com o espumante Moscatel Rosé Luvison

A noite também foi marcada pela entrega do Troféu Amigo do Vinho 2021 para a jornalista e sommelier Andréia Debon. No dia 25, Andréia conduzirá uma degustação on-line para jornalistas e influencers do país relacionados com o mundo do vinho, com os destaques de cada categoria, a fim de divulgar a qualidade dos vinhos produzidos no município. A degustação contará com a presença de um representante por vinícola.

Confira a lista completa dos premiados no Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha. Acesse aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here