Desde 1970 até 2019, o evento foi realizado ininterruptamente

A Pandemia de Covid-19 obrigou vários setores da sociedade a reinventar-se e, por isso, para os eventos gastronômicos mais tradicionais a alternativa viável neste momento de distanciamento social é a modalidade drive thru.

Em Bento Gonçalves o Jantar do Codeguim, que é realizado desde 1970 durante a Festa de Santo Antônio, ocorre no estilo “pegue e leve” no dia 28 de maio. Na época do início da tradição, há mais de 50 anos, a Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves estava sob a coordenação pastoral do padre Oscar Bertholdo, o senhor Claudino Ferrari.

Desde aquele período, até o ano de 2019, a confraternização que antecede as celebrações da trezena e o Dia Festivo de Santo Antônio, foi realizada ininterruptamente e sempre mobilizou centenas de pessoas apreciadoras da iguaria que se tornou conhecida em toda a Serra Gaúcha. A pandemia da Covid-19, no entanto, fez com que em 2020 a atividade fosse cancelada, apesar de os ingressos já estarem impressos e a 143ª Festa de Santo Antônio tem esse objetivo: retomar a história e a tradição do condeguim, mesmo que adaptado às normas sanitárias que o momento impõe.

O que é o codeguim?

Perguntamos a algumas pessoas que não residem em Bento Gonçalves sobre o codeguim e mesmo a alguns jovens da Capital do Vinho se conheciam este prato. Alguns responderam corretamente e outros sequer ouviram falar, por isso pedimos ao senhor Gasperin: “o que é esse tal de codeguim?” Ao lembrar do seu nonno, fez memória que o alimento é tradicional na Itália e que o seu avô, quando iniciou a Aida Alimentos, há 99 anos, já preparava o “scodeguim”. Segundo ele, por conta do valor calórico, este é um prato mais servido em dias frios. “O codeguim então leva a pele suína, além de carnes mais fibrosas do porco e uma mistura de temperos da época do nonno”, explica.

Codeguim de 2021 será no estilo drive thru
Nesta edição, que acontece no dia 28 de maio, em virtude da pandemia, o jantar será no estilo drive thru. Os ingressos ao valor individual de R$ 50,00 podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial ou ainda com os casais festeiros e festeiros jovens da 143ª Festa Santo Antônio. A venda será feita somente de forma antecipada e não haverá comercialização dos ingressos no dia do evento. A preparação está a cargo do Buffet Dalla Costa.

No kit que será entregue junto ao estacionamento da Paróquia, das 19h às 21h do dia 28 de maio, além do codeguim já cozido, as pessoas poderão degustar outros pratos típicos italianos como polenta, fortaia, radicci com bacon, galeto, salame e queijo, além de uma porção de sagu com creme.

Foto: Dariano Moraes/ Arquivo Leouve

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here