Foto: Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, Parasita, de Bong Joon-Ho, é um dos assuntos/Crédito Reprodução

O que faz o cinema coreano estar entre os melhores do mundo? Essa é uma das perguntas que o professor e pesquisador Josmar de Oliveira Reyes responderá no curso O Novo Cinema Coreano. A atividade, inicialmente prevista para iniciar no mês de maio, foi transferida por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, e acontecerá nos dias 14, 21 e 28 de agosto, sempre nas quartas-feiras, às 19h, no Instituto Ling.

Especialista no assunto, com trabalho desenvolvido em Seul, Reyes apresentará um amplo panorama da produção do país asiático, percorrendo a história local para explicar o contexto em que surgiram novos diretores, responsáveis por grandes sucessos de bilheteria e de crítica.

A programação discutirá a filmografia de cinco premiados cineastas, entre eles Bong Joon-Ho, que venceu o Oscar de Melhor Filme em 2020, com Parasita; e Park Chan-Wook, responsável por A trilogia da vingança, série de filmes que ficou internacionalmente conhecida após o lançamento de Oldboy (2003), referência quando o assunto é suspense e violência nas telonas. Para descobrir as principais características das narrativas criadas pelos coreanos, também serão analisadas as obras Em Chamas (2018), de Lee Chang-Dong; A Visitante Francesa (2012), de Hong Sang-Soo; e Primavera, Verão, Outono, Inverno e …Primavera (2004), de Kim Ki-Duk.

As inscrições podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural. Para participar, não é necessário conhecimento prévio. Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsa de estudo com 80% de desconto, escrevendo para o e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.

Sobre o ministrante
Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Josmar de Oliveira Reyes possui pós-doutorado em Cinema Coreano pela mesma instituição. Mestre em Estudos Francófonos pela UFRGS, sua experiência como docente e pesquisador passa pelas áreas de Comunicação e Letras, atuando principalmente com os seguintes temas: cinema, literatura, intertextualidade, teorias da leitura, narratologia, semiótica, teorias do cinema, análise fílmica, metodologia da pesquisa, literatura francesa e língua francesa. Acaba de publicar o livro A Adaptação Literária: História, Conceito e Análise, tratando das adaptações para o cinema de duas grandes obras brasileiras: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, e Noites do Sertão, de João Guimarães Rosa.

SERVIÇO
Curso O Novo Cinema Coreano
Com o professor e pesquisador Josmar de Oliveira Reyes
Dias 14, 21 e 28 de agosto
Quartas-feiras, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Programa do curso
14.8 – Panorama histórico: ditadura militar, redemocratização e incentivo público. O cinema de Lee Chang-Dong: Em Chamas (2018).
21.8 – Filmografia de Park Chan-Wook, com A trilogia da vingança e Oldboy (2003), e de Hong Sang-Soo, com A Visitante Francesa (2012).
28.8 – Filmografia de Kim Ki-Duk, com Primavera, Verão, Outono, Inverno e …Primavera (2004) e de Bong Joon-Ho, com Parasita (2019).

Inscrições Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h