O Quindim Entrevista desta semana terá como convidados a especialista em Educação Infantil, Carol Braga, e o ilustrador português, André Letria. No bate-papo que acontecerá nos dias 26 e 27 de junho, no Instagram no Instituto de Leitura Quindim, estarão em pauta os temas projetos e espaços de leitura para formar professores e pais leitores, e a criação da editora Pato Lógico, um expoente no mercado literário infantil.

O projeto Quindim Entrevista é uma série de lives, no Instagram do Instituto, que acontecem, nas sextas-feiras, às 21h, com convidados nacionais, e aos sábados, às 16h, com internacionais. O bate-papo, com 50 minutos de duração cada, conta com nomes importantes das áreas da literatura, educação, cultura e da infância, que falam sobre suas obras, experiências e áreas de atuação. As entrevistas são ministradas pela equipe do Quindim.

Confira a programação completa:

– 26/06, às 21h, Carol Braga: Mãe do Miguel, de 6 anos, Carol é Pedagoga de formação e livreira de coração, com especialização em Educação Infantil, com experiência de mais de 15 anos em sala de aula como professora e mediadora de leitura. Estudiosa e curiosa do livro ilustrado, atualmente trabalha como formadora de educadores em escolas, assessorando professores na elaboração e desenvolvimento de projetos literários para a infância. Atua ainda como produtora de conteúdos para redes sociais, onde impulsiona uma educação mais criativa por meio dos livros ilustrados. Empreendedora e fundadora do Conversa de Quintal, espaço de promoção de leitura, formação e assessoria literária para escolas e famílias; ajuda adultos a cuidarem da sua criança interior para que assim possam nutrir com mais criatividade a relação com as crianças que educam. No bate-papo com o Quindim, Carol falará sobre projetos e espaços de leitura para formar professores e pais leitores, com foco nas estratégias, por onde começar e por que a escola precisa se preocupar com a formação da família como um todo.

– 27/06, às 16h, André Letria: Nasceu em Lisboa, em 1973. Trabalha como ilustrador desde 1992. Ganhou o Prêmio Gulbenkian, o Prémio Nacional de Ilustração, um Award of Excellence for Illustration, atribuído pela Society for News Design (EUA), medalhas de prata e bronze do Children’s Book Annual, da revista americana 3×3, entre outros. Tem livros publicados em diversos países, como EUA, Brasil, Espanha ou Itália. Participou em exposições como a Bienal de Bratislava, a Exposição de Ilustradores da Feira de Bolonha, Sarmede ou Ilustrarte. Realizou filmes de animação e fez cenários para teatro. Foi membro do Júri do Prémio Digital da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Em 2010, criou a editora Pato Lógico. O livro MAR, com ilustrações próprias e texto de Ricardo Henriques, recebeu em 2014 uma menção dos Bologna Ragazzi Awards, na categoria Não Ficção. A conversa com o Quindim será sobre sua obra e a criação da Pato Lógico que produz livros literários para a infância com uma qualidade ímpar, se destacando no mercado editorial português e internacional, pela qualidade do projeto gráfico, ilustração e texto.

Todxs contra coronavírus
Vale lembra ainda que o Instituto conta com o canal http://bit.ly/TodxsContraCoronavirus, que convoca escritores, ilustradores, contadores de histórias, professores, artistas de diferentes áreas, profissionais de gastronomia, psicologia e saúde, entre outros, que tenham boas ideias de entretenimento com atividades educativas, lúdicas e saudáveis para que crianças e familiares possam aprender e se divertir em casa, no período da quarentena.

Sobre o Quindim:
​O Instituto de Leitura Quindim foi inaugurado em 2018 a partir de um desejo do idealizador Volnei Canônica, de formatar um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo. Empréstimo de livros, contação de histórias, exposições, encontros com autores e lançamento de livros, cursos, seminários, curadorias, assessoria de eventos literários e oficinas, são algumas das atividades gratuitas ou com custo acessível, disponíveis no instituto tanto para agendamento com grupos escolares e universitários, quanto para a comunidade em geral.

Fonte: Adri Silva Comunicação / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here