Imagem: II Ateliê Araçari créditos Nathália Casagrande

Mais de 120 ações nacionais e 30 internacionais, num espaço que é biblioteca, ateliê artístico, sala de exposições, espaço cultural e centro de estudo e pesquisa. O Instituto de Leitura Quindim é tudo isso e muito mais.

Fundado em setembro de 2014 pelos artistas Roger Mello e Volnei Canônica, o local foi declarado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.861/20 devido ao importante trabalho realizado: o de garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas de serviços públicos no Brasil e no Exterior.

Há 9 anos formando leitores, esse rinoceronte amarelo já viajou pelos quatro cantos do mundo (23 países), participando de festivais e feiras, para dialogar sobre um novo conceito de biblioteca propondo um olhar diferenciado para a infância e a leitura, com mais afeto, inclusão, arte e responsabilidade social.

“Quando idealizei o Instituto de Leitura Quindim já sabia que ele seria um espaço para estimular reflexões sobre a formação de leitores, porque ainda temos bibliotecas e projetos de leitura que não acompanham as demandas da sociedade. No Quindim, nossa maior inovação é colocar as pessoas em primeiro lugar por isso, toda ação tem por objetivo reafirmar que esse espaço, que abriga diferentes linguagens artísticas, é a extensão da casa das famílias”. 

Desde 2014 o Quindim realizou importantes trabalhos para a sociedade em geral, tais como: campanha de vacinação contra a Covid-19 “Vacina Já”, exposição em prol da Amazônia “Amazônia Chama”, valorização da língua portuguesa com o “Quintal da Língua Portuguesa”, “Natal Literário Solidário”, “Viradão Literário”, entre tantos outros movimentos.

O ano de 2023, em particular, está sendo fortemente marcado pelo trabalho “Arte para Todos”. Até agosto de 2023, o Instituto já alcançou cerca de 7 mil pessoas e realizou o “1º Festival do Leitor Quindim”, com seis dias de programação artístico-literária (24 a 29/04). A 2ª edição do “Ateliê Araçari” contemplando 240 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Confira abaixo alguns dos números de 2023: 

  • Biblioteca Quindim: emprestou 14.046 livros, atingindo a marca de 1.143 famílias associadas;
  • Visitas escolares: 900 crianças e jovens de 15 instituições de ensino;
  • Ateliê Araçari: O ateliê de artes do ILQ atendeu 300 crianças e jovens. Destas, 240 são crianças e jovens de 15 instituições (casas-lares e serviços de convivência) que participaram do projeto Ateliê Araçari e Educação para as Artes financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul;
  • Festival do Leitor Quindim: Envolveu 700 pessoas entre crianças, jovens, escolas, professores e famílias. Contemplou 10 escolas públicas municipais e estaduais, fez a doação de 130 livros e promoveu encontros com escritores para 532 estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio;
  • Ocupa Quindim: Foram realizadas 16 apresentações/oficinas/performances em vários segmentos artísticos, todas gratuita e aos sábados, atingindo 1.917 famílias, adultos, jovens e crianças;
  • Exposições artísticas: No total foram realizadas 05 exposições de arte que envolveram diferentes artistas, técnicas e temáticas como: mulheres e arte de rua, biomas brasileiros, mulheres negras e maternidade.