Depois de um final de semana de muita chuva, a segunda-feira será mais um dia de nuvens e instabilidade no Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, pode chover e garoar na maioria das regiões do Estado. Os acumulados de precipitação devem ser baixos, com maiores volumes registrados na Serra e no Litoral Norte.

Em algumas localidades, especialmente do Oeste e do Sul, o sol pode aparecer ao menos em parte o dia. Já na Serra, o início da semana será marcado pela jornada de altíssima umidade com denso nevoeiro.

A temperatura varia pouco na maior parte dos municípios gaúchos. Em Porto Alegre, os termômetros ficarão entre 14°C e 17°C.

Chuvas

Entre a quarta-feira e este domingo, os volumes de chuva no Estado foram extremamente altos. Em um intervalo de 96 horas, várias estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mais de 100 mm no período, como Caçapava do Sul (137 mm), Campo Bom (132) e Encruzilhada do Sul (136).

Dezenas de outras cidades também tiveram mais de 100 mm, medidos por estações automáticas particulares ou outros órgãos meteorológicos. A Capital anotou 100 mm a 150 mm em quase todos os bairros. Na estação da Tristeza foram 162 mm em quatro dias: 13,2 mm na quinta, 54,8 mm sexta, 92,6 mm no sábado e 1,6 mm até as 19h deste domingo.

Os altos volumes de chuva elevaram rios e arroios com inundações e alagamentos. Em alguns municípios do Sul, muitas áreas ficaram de zona rural ficaram debaixo d’água. Conforme boletim da Defesa Civil, pelo menos 17 municípios tiveram prejuízos com a chuva e 15 famílias tiveram que deixar suas casas.

Fonte: Correio do Povo / Foto:  Emilio Nunes / Grupo RSCOM