A etapa de avaliações sensoriais do 22º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul iniciou na manhã desta terça-feira (23/07), nos Pavilhões da Festa da Uva. O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul). O objetivo do concurso é promover e fomentar o vinho caxiense.

A professora de enologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ângela Rossi Marcon, relatou a importância do concurso para as vinícolas inscritas. “Esses eventos acabam divulgando a marca dos vinhos que conseguem a premiação. A partir disso sua categoria é elevada”, afirmou. “Esse concurso é o mas tradicional da região, muitas empresas utilizam o evento e o resultado dele como um balizador. Assim conseguem verificar qual é o nível de qualidade do produto”, resumiu André Gasperin, vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

As avaliações seguem na quarta (24/07) e também na quinta-feira (25/07), sempre a partir das 8h30. Sete categorias serão premiadas: tinto, branco e rosado de mesa; branco e tinto vinífera; tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

Os vinhos selecionados passarão por uma análise químico-física de 29 de julho a 02 de agosto. O anúncio dos vencedores ocorrerá em 31 de agosto, durante um jantar com a participação da população e das vinícolas inscritas, na comunidade de Conceição da Linha Feijó.

“Em um momento em que as pessoas buscam consumir produtos locais, o concurso traz a oportunidade de conhecermos ainda mais os vinhos caxienses, além de oportunizar que todo país reconheça os melhores produtos da safra através do selo vitivinicultor na garrafa pelos vencedores”, sintetizou Ramon Sirtoli, diretor executivo da Smapa. Os ganhadores poderão solicitar o selo “Vinho de Caxias do Sul”.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here