Aglomeração de morcegos causa medo em quem passa na rua Voluntários da Pátria

A aparição de centenas de morcegos tem assustado moradores e comerciantes do Centro Histórico de Porto Alegre. Nos últimos dias, os animais se instalaram no alto das janelas de uma galeria comercial na Rua Voluntários da Pátria. No Centro Histórico, passam diariamente milhares de pessoas. Relatos de ambulantes no local dão conta de que eles estão no local há algumas semanas, e costumam sair de seus ninhos principalmente à noite, embora possam ser vistos e ouvidos a qualquer momento do dia.

Foto: Maria Eduarda Fortes

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade explica que os morcegos procuram a zona urbana da cidade nos meses de calor em busca de alimentos, como cupins, baratas, mosquitos e mariposas. Eles são animais nativos e não podem ser mortos ou feridos, conforme previsto na lei de crimes ambientais.

Astutos e agitados, estes mamíferos correm o risco inclusive de causar o fechamento temporário de uma loja do ramo de alimentação localizada próxima. Uma funcionária do estabelecimento, que não quis se identificar, disse que a decisão foi causada pela preocupação com que os animais invadissem o local e tumultuassem o ambiente, assim como contaminassem os produtos. “Por enquanto, isto não aconteceu. Temos uma empresa terceirizada que faz o controle de pragas e nosso prédio está tratado”, afirmou ela.

Morcegos se instalaram no alto das janelas de galeria comercial em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

 Orientações

Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal (caído no chão, pendurado em janelas ou cortinas), o animal não deve ser tocado.

 

A recomendação é ligar para o 156 ou para o 51 3289-2450 (também com WhatsApp).

Se possível, o morcego deve ser capturado sem ser tocado diretamente, utilizando panos, caixas, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que uma equipe da prefeitura realize o recolhimento.

Acidentes envolvendo contato com morcegos são considerados graves e devem ser notificados imediatamente.

Pessoas que tiverem acidentes envolvendo morcegos devem procurar atendimento médico em uma unidade de saúde. O profissional avaliará a situação e, havendo indicação, encaminhará o paciente para aplicação de dose de vacina e/ou soro antirrábico.

Fonte: G1