Desde tempos imemoriais, o ser humano sempre foi um contador de histórias, seja através da pintura em cavernas, pela oralidade ou pela escrita, intenciona-se conjugar a realidade com necessidade de criar interações com o mundo que o cerca.

Da imaginação nasce uma ligação forte com instâncias profundas em áreas como o subjetivo, o psicológico, a história, o social, o religioso, com a produção diária de estar em movimento, sendo o ser humano, ele próprio, uma narrativa em movimento.

Pensando nessa instância universal geradora de práticas de leitura e contar histórias, a comissão organizadora da 39ª Feira do Livro apresenta o tema “Histórias que todos contam”. Nessa perspectiva, tem-se o objetivo de incentivar a comunidade a relembrar as histórias que marcaram as diferentes fases de sua vida.

São exemplos dessas narrativas histórias clássicas como “Os Três Porquinhos”, “Cinderela”, “Chapeuzinho Vermelho”, assim como autores que passam a integrar o imaginário popular nos versos de Mário Quintana (“Eles passarão – Eu Passarinho”) e Fernando Pessoa e personagens como Dom Quixote e Sancho Pança, Romeu e Julieta, entre outros, que apresentam um repertório literário e artístico plural e diversificado dialogando de forma permanente com diferentes épocas e ressignificações.

Assim, o tema da 39ª Feira do Livro vem de encontro a esse processo universal de contação de histórias, fortalecendo o papel estruturante das narrativas e dos meios que possibilitem ter uma continuidade na transmissão de ideias, poesias, poema, fábulas, contos, entre outros gêneros.

Identidade Visual 

A 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves vai contar com uma paleta colorida e de multicamadas para a sua identidade visual. Pelo oitavo ano consecutivo em parceria com os alunos do Curso de Desing do projeto Desalinha, sob a coordenação da professora Aline Machado, a identidade visual ganhou vida por meio das clássicas histórias universais onde foram produzidas quatro peças com histórias clássicas universais.

Assim, tem-se um entrelaçamento de histórias que expressam um diálogo geracional onde se evidencia os laços de identidade entre a ficção e a sua projeção e importância para o dia a dia para as pessoas de todas as idades. Foram convocadas histórias como Peter Pan, Os Três Porquinhos, João e o Pé de Feijão, Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados.

A proposta gráfica proporciona ressignificações que possibilitam estimular a criatividade e a imaginação, reaproximando o público das essencialidades de suas mensagens e desta intersecção de narrativas, novas metáforas.

A identidade visual foi criada pelos alunos/designers Aniéli Londero, Isadora Lazzarotto, Laura Zanfeliz, Luiza Sandi, Júlia Soares, Maria Julia Galafassi e Vitã Meneses.

Em sua 39ª edição, a Feira do Livro de Bento Gonçalves tem como Patrono o escritor Eliandro Rocha. A 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves em conjunto às Secretarias de Cultura e Educação, a Fundação Casa das Artes, a Biblioteca Pública Castro Alves e o Sistema Fecomércio – Sesc e 16ª CRE.