O halo solar (e o lunar) são círculos luminosos formados ao redor do Sol e da Lua, respectivamente, como resultado de reflexões e refrações sofridas pela luz no contato com cristais de gelo.

Denomina-se de halo qualquer arco luminoso formado ao redor de uma fonte de luz. O halo solar ou lunar é, portanto, um círculo de luz que se forma ao redor do Sol ou da Lua a partir da reflexão e refração da luz.

Por que ocorre? 
O halo solar ou lunar ocorre na troposfera, a porção mais baixa da atmosfera, com altitudes de 17 km a 19 km na região do equador terrestre. Nessa região da atmosfera, a luz do Sol ou a luz refletida pela Lua é refratada e refletida por pequenos cristais hexagonais de gelo. Em virtude do formato e orientação dos cristais de gelo, o halo é formado.

Por que as cores do arco-íris são vistas no halo solar?
A formação da coloração do arco-íris no halo solar ocorre por causa do fenômeno da dispersão da luz, que entra nos cristais de gelo como luz policromática (branca) e, após sofrer duas refrações consecutivas (ar – gelo e gelo – ar), é espalhada em suas sete cores. Os cristais de gelo fazem o papel do prisma visto na imagem acima. Quando a luz os atinge, uma pequena parcela é refletida e a maior parte sofre refrações que ocasionam a dispersão da luz.

Foto: MetSul / Juliano Schuler

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here