Foto: Divulgação/Crédito Jaqueline Tamagno

O jornalista e escritor Gustavo Tamagno Martins lançará oficialmente a sua quarta obra na Feira do Livro de Caxias do Sul. A coletânea de crônicas Ansiosos, dirijam-se a este guichêganhará sessão de autógrafos no dia 29 de setembro, às 15h, no espaço 2, na Praça Dante Alighieri.

Além do lançamento, no mesmo dia, Gustavo mediará o bate-papo “Conversas crônicas: o processo de escrita de cronistas contemporâneos”, com a presença dos escritores Antonio Prata e Pedro Guerra. A conversa ocorrerá na Galeria Gerd Bornheim, a partir das 17h. Ele também foi vencedor na categoria de contos do Concurso Anual Literário da cidade deste ano, com os textos “Bomba-relógio”, “O vazio que nos habita” e “Regras da Casa”. A antologia com os textos premiados também está prevista para ser lançada durante a Feira do Livro.

A quarta obra de Gustavo reúne mais de 40 crônicas que foram divididas em quatro partes: Ansiedade crônica (ou crônicas ansiosas); Silêncio barulhento; No corre da vida; e Gentilezas & sutilezas. O livro foi publicado pela Editora Folheando, de Belém do Pará. A capa foi desenvolvida pelo designer gráfico Breno Castilho. Os exemplares estarão à venda na banca da livraria Do Arco da Velha. O livro pode ser encontrado também na livraria Almanaque Cultural, em Flores da Cunha, e pelo site da Editora Folheando.

Imagem: Capa do livro/Divulgação

O escritor destaca que a intenção é de que a obra sirva como uma rede de apoio às pessoas que, assim como ele, desejam ressignificar a ansiedade que mora dentro do peito. “Nós vivemos com a sensação de estarmos sempre correndo contra o tempo. Enquanto somos bombardeados por tantas informações, as nossas preocupações e cobranças, inclusive as internas, só aumentam. Infelizmente, também cresce o número de pessoas depressivas e ansiosas. Parece que os dias estão cada vez menores e a nossa lista de tarefas só espicha. Dormimos pouco e ainda queremos carregar o mundo todo nas costas. Sem falar quando nos comparamos com os outros. O resultado não poderia ser diferente: até a nossa ansiedade se torna ansiosa”, comenta.

Gustavo reforça a importância do cuidado com a saúde mental. “Eu falo sobre a ansiedade do ponto de vista de um ansioso. A escrita é a minha terapia e me ajuda muito a desarmar gatilhos internos e a desacelerar em meio a tanta correria. As pessoas ansiosas também precisam encontrar formas de controlar e amenizar os efeitos da ansiedade e buscar ajuda da melhor forma, com ferramentas como a espiritualidade, a música e a conexão com a natureza ou mesmo com terapia ou acompanhamento psiquiátrico. Nos meus textos procuro mostrar que a ansiedade pode ser uma inquilina pacífica, e que está ali para nos aconselhar e nos alertar, muitas vezes”, completa o autor.

SINOPSE DO LIVRO

Vivemos com a sensação de estarmos sempre correndo contra o tempo. Mesmo quando adiantados já estamos atrasados. Queremos dar conta de fazer tudo, de visitar todos os lugares que sonhamos conhecer. De viver todas as coisas que listamos para fazer antes de morrer. É como se estivéssemos apenas caminhando enquanto precisávamos estar correndo. É estar dormindo enquanto o certo seria estar acordado.

SOBRE O AUTOR

Natural de Caxias do Sul, é jornalista formado pela FSG – Centro Universitário, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Unyleya e mestrando em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Gustavo é autor de quatro livros: O cemitério misterioso (2017), O sótão das lembranças (2018), O colecionador de momentos e outras crônicas (2022) e Ansiosos, dirijam-se a este guichê (2024). Também tem participação em antologias nacionais e locais. Foi patrono da 1ª Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua (RS), em 2021. Já ganhou por duas vezes o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, em 2023 como primeiro lugar em crônicas e em 2024 como segundo colocado na categoria de contos. Participa de projetos como Escritor na Comunidade e Autor na Escola.

PROGRAME-SE:

O quê: sessão de autógrafos do livro Ansiosos, dirijam-se a este guichê, do escritor e jornalista Gustavo Tamagno Martins

Quando: no dia 29 de setembro (domingo), às 15h

Onde: no espaço 2 da Feira do Livro de Caxias do Sul