O Grupo Ueba Produtos Notáveis está comemorando 16 anos de trajetória artística neste mês de setembro. Ao longo de sua história encantou o público pelas páginas dos seus livros e percorreu o Brasil e o mundo com plateias lotadas em seus espetáculos teatrais. Este ano com as medidas de distanciamento social, impostas pela pandemia do Covid-19, o grupo precisou se reinventar e com isso criou o “Sótão da Flor”.

O “Sótão da Flor” é um canal no Youtube destinado a crianças e jovens, com abordagem teatral para encenar histórias, receber convidados e para passar conteúdos relevantes. O objetivo é instigar a criatividade promovendo a realização de atividades artísticas, de forma dinâmica e divertida. A partir de setembro os programas serão lançados semanalmente no canal, de forma gratuita. O programa é apresentado pela personagem Flor, interpretada pela atriz Aline Zilli e tem como cenário o sótão do centenário Moinho da Cascata, sede do grupo Ueba nos últimos anos. A direção e roteiro ficam por conta do também ator e dramaturgo Jonas Piccoli, que faz participações especiais no programa.

O lançamento do canal marca o aniversário do Grupo Ueba, e em breve contará com a série SÓTÃO DA FLOR – LEITURAS, destinada a falar exclusivamente de clássicos da literatura infantil e juvenil. Esta série está em produção e conta com Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS).

Serviço:
Grupo lança o canal Sótão da Flor em comemoração ao seu aniversário.
Próximos Episódios:
Dia 05 de setembro às 15h – Histórias malucas e legais que são contadas há muitos e muitos anos
Dia 12 de setembro às 15h – Quadro Mágico com convidado especial

Mais sobre o Sótão da Flor
A pandemia mudou a dinâmica social para adultos e crianças. As escolas, impedidas de aulas presenciais, abrem lacunas para que famílias com crianças ocupem seu tempo em casa das mais variadas maneiras. A arte e a cultura são manifestações que oportunizam preencher possíveis espaços nesse sentido. O Sótão da Flor é uma criação do Grupo Ueba e apresenta um incentivo para que o público se engaje em atividades educativas, despertem a criatividade e agucem a curiosidade, possibilitando assim o desenvolvimento de novas habilidades e capacidades. São vídeos divertidos direcionados para o público infantil com conteúdos voltados para o teatro, literatura, ciências, as artes e diversas áreas de conhecimentos. Os episódios conduzem o público à prática de atividades que exercitem seu lado artístico e criativo através de brincadeiras. Os programas do “Sótão da Flor” são lançados semanalmente e em cada episódio o público poderá conhecer mais da personagem e sua aguçada curiosidade, conduzindo experimentos, trazendo informação, ensinando e experimentando diversos fazeres artísticos, sempre de forma bem humorada e inventiva. A edição do “Sótão da Flor” é recheada de efeitos especiais e sonoplastia no gestual da personagem, que torna o vídeo bastante dinâmico e interessante. Esta nova atração segue a mesma linha de trabalho que o Grupo Ueba já leva para a cena, seja nos palcos ou nas ruas, assim como nas páginas de seus livros. Trata-se de uma linguagem focada no público jovem e de forma que seja uma atração para todas as idades.

O Grupo Ueba Produtos Notáveis
O Grupo Ueba Produtos Notáveis surgiu da inquietação artística de seus fundadores, em 2004, quando perceberam que era possível, e talvez necessário, levar a arte para ambientes não convencionais. Através de diferentes experimentações e linguagens teatrais o grupo descobriu que esse seria o caminho: levar um teatro autoral e marcante para diversos públicos utilizando a comicidade como agente de reflexão. Nesta linha, seja no teatro de palco e de rua, ou através da literatura a Ueba segue realizando sua pesquisa artística e cultural, sob coordenação de seus fundadores Jonas Piccoli e Aline Zilli. Nestes 16 anos o grupo circulou por mais de trezentos municípios no Rio Grande do Sul e logo conquistou seu espaço nacional, passando por mais 14 estados do Brasil. Nesta jornada também alçou voos internacionais com pouso no Chile, Venezuela, Uruguai e Itália, onde esteve para aperfeiçoamento e apresentações. O Grupo Ueba tem sua sede no Centro Cultural Moinho da Cascata, onde utiliza o espaço para as gravações do Sótão da Flor.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here