Foto: Vivita por Anésia Jardim Müller/Divulgação

Os cenários inspiradores do Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, voltam a servir de palco para a emocionante montagem do Grupo Ueba Produtos Notáveis “Vivita – A Noiva do Sol”, em três apresentações gratuitas programadas para os dias 21, 22 e 23 de fevereiro, às 19h. Sucesso de público e de crítica, a peça volta a ganhar corpo, vida e alma na atuação marcante da atriz Aline Zilli que interpreta Vivita Cartier.

A curta temporada do espetáculo encerra a programação da terceira edição da Mostra Arte na Margem (que se iniciou em agosto de 2024 junto com a abertura do Moinho da Cascata para a comunidade), e tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC) e apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Cenci Dicriare e Orquídea.

O espetáculo e vivência teatral “Vivita – A Noiva do Sol” teve sua estreia em novembro de 2019. É uma homenagem à Vivita Cartier, artista e poetisa gaúcha que, mesmo 105 anos após sua morte, continua a inspirar e instigar pesquisas sobre sua vida e obra. Com uma personalidade romântica e poética, mas ao mesmo tempo de forte atuação social, Vivita foi uma mulher muito à frente de seu tempo.

O Grupo Ueba propõe uma montagem sensível e envolvente, transportando o público para o universo de Vivita, desde Porto Alegre até Criúva, resgatando sua juventude interrompida pelo mal do século e seu amor proibido. A experiência acontece dentro do histórico prédio do Moinho da Cascata, construção que remonta à época em que Vivita esteve em Caxias do Sul, especialmente no distrito de Criúva.

A encenação é protagonizada por Aline Zilli no papel central e tem como convidados os atores Zica Stockmans, Luiza Pezzi, Cristiano Cardoso e participação do elenco do Grupo Ueba. A direção e dramaturgia são assinadas por Jonas Piccoli, com base na extensa pesquisa biográfica conduzida por Marcos Fernando Kirst, que também faz participação especial na peça. A equipe consultiva do trabalho reúne, ainda, nomes como Gislaine Sacchet, Jefferson Hoffmann e Luiz Acosta.

O trabalho se baseia no livro “O Ocaso da Colombina – A Breve e Poética Vida de Vivita Cartier”, de Marcos Fernando Kirst, uma obra monumental com mais de 800 páginas sobre sua vida, obra e os contextos históricos que a envolveram. A montagem de Jonas Piccoli reflete a intensidade da vida e do legado de Vivita. Durante o espetáculo, o público percorre diferentes espaços do prédio histórico, experimentando sua história e obra sob ângulos diversos, tornando-se parte ativa da narrativa.

A entrada para assistir às três apresentações dessa temporada é gratuita, porém é necessário reservar os ingressos pela plataforma Sympla, pois as vagas são limitadas.

Exposição “Vislumbres da Noiva do Sol”
Durante a nova temporada de Vivita – A Noiva do Sol, o Moinho da Cascata recebe a exposição “Vislumbres da Noiva do Sol – uma jornada visual pela vida e obra da poeta Vivita Cartier”. A mostra tem curadoria da fotógrafa Liliane Giordano e transcende vida e obra da autora em diversos outros formatos: além das fotos integrantes do livro, traz poemas delicadamente bordados, caixas de memórias, móveis da época, cartas, ilustrações, fragmentos estilizados do legado da poetisa e um varal para todos darem voz ao seu lado mais criativo. Valdema Paganella Giordano é responsável pelos bordados e costuras e Ernani Carraro assina o design gráfico da exposição.

SERVIÇO
O QUÊ: Curta temporada de Vivita – A Noiva do Sol, no encerramento da terceira edição da Mostra Arte na Margem
QUANDO: Dias 21, 22 e 23 de fevereiro, às 19h
ONDE: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)
ENTRADA: Gratuita. Ingressos devem ser reservados na plataforma Sympla, com vagas limitadas

*A programação acontece mesmo em caso de chuva