Até o dia 8 de agosto, acontece a residência online promovida pelo grupo de teatro Máscara EnCena com os participantes selecionados durante Circuito Digital de apresentações realizado em seis cidades do Estado, em julho.

No total, são 12 participantes, entre estudantes de artes cênicas, integrantes de grupos de teatro e artistas com larga trajetória artística. Todos os participantes foram selecionados de acordo com seus currículos e cartas de intenção, sendo que a seleção também contou com critérios como representatividade de gênero, cor e raça, além de garantir a participação de artistas de todas as cidades envolvidas no projeto (Santa Maria, Montenegro, Bento Gonçalves, Rio Grande, Caxias do Sul e Passo Fundo).

A residência artística faz parte da turnê “Máscara EnCena: 2068 em Movimento”, realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Assim como o circuito de teatro, que incluiu apresentações online de peça teatral “2068” e do filme inspirado no espetáculo, a residência também será 100% digital, e tem como objetivo a criação de um solo autoral com a máscara expressiva. Para tanto, cada integrante da residência recebeu em sua casa uma máscara do acervo pedagógico do grupo.

Ao longo da programação, serão compartilhados os princípios técnicos e expressivos trabalhados no grupo Máscara EnCena, desde sua formação, em 2014. Os encontros serão divididos em 3 momentos, que abordarão as práticas para desenvolver princípios da atuação com a máscara como respiração, foco, e estados corporais; jogos de improvisação e criação dramatúrgica com a máscara, e, por último, a troca de reflexões sobre as práticas desenvolvidas.

Fonte: Prática Comunicação / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here