Com o tema “A representação das vozes negras nos contos de Tônio Caetano”, o Grupo Cultural Órbita Literária realiza, na próxima segunda-feira (17), o primeiro encontro da Curadoria Estudos Afro- Brasileiros. Na ocasião, a curadora Claudia Fin conduzirá a atividade, que é aberta e gratuita, e terá como painelista, Bruna Bembom Costa.
Neste primeiro encontro da Curadoria Estudos Afro- Brasileiros, a painelista fará a apresentação e análise de algumas das obras do escritor Tônio Caetano, enfatizando os personagens periféricos da capital gaúcha.
Tônio foi vencedor do Prêmio SESC de Literatura no gênero contos em 2020 com a obra “Terra nos Cabelos” e Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2021 na categoria Narrativa Curta, pelo livro “Sobre o fundo azul da infância”. Continua escrevendo, na busca da própria voz, do seu lugar na luta que cabe a cada um diante da página em branco, da realidade e de si.
Num primeiro momento serão debatidos aspectos literários do conto que intitula o livro “Terra nos cabelos”, observando a ancestralidade negra e periférica no Rio Grande do Sul. Posteriormente serão analisados trechos de “Sobre o fundo azul da infância”, com ênfase em questões de identidade, raça e gênero. Então, será mencionado o percurso literário do autor, a escrita criativa e o coletivo de escritores negros em Porto Alegre.
Sobre a painelista:
Bruna Bembom Costa é graduada em Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Cachoeira do Sul. Especialista em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestra em Letras e Cultura (Universidade de Caxias do Sul – UCS) e pesquisadora em Literatura Sul-rio-grandense.
SERVIÇO – Órbita Literária 388
Curadoria: Estudos Afro Brasileiros
Curadora: Cláudia Fin
Painel: A representação das vozes negras nos contos de Tônio Caetano
Painelista: Bruna Bembom Costa
Dia: 17 de abril de 2023, segunda-feira, às 20 horas
Local: Livraria e Café Do Arco da Velha – Rua Dr. Montaury, 1570, Caxias do Sul