A jovem Maria Eduarda Dubaj, natural de Porto Alegre, foi coroada como a nova Miss Latina Brasil. Aos 19 anos, a estudante de biomedicina e bailarina foi indicada pela organização do evento para levar as cores do Brasil na disputa do Miss América Latina del Mundo, realizado anualmente desde 1984 em destinos paradisíacos das Américas.
Eleita em setembro de 2023 como representante do Rio Grande do Sul para o concurso nacional de 2024, Maria Eduarda foi escolhida devido à enchente histórica de maio que acometeu o estado gaúcho – sede da edição deste ano, alterar o calendário de escolha. As inundações devastaram a infraestrutura local, especialmente na cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Taquari, onde a etapa nacional inicialmente ocorreria entre 31 de julho e 2 de agosto.
“A situação no Rio Grande do Sul foi catastrófica, e entendemos que não haveria condições logísticas e emocionais para receber o público e as candidatas de outras regiões do país. Por isso, optamos por transferir o evento para dezembro,” explicou Michael Costa, diretor geral do Miss Latina Brasil.
Com a alteração da data para os dias 4 a 7 de dezembro, a organização precisou indicar a nova Miss Latina Brasil antes do evento nacional, já que o Miss América Latina del Mundo acontece tradicionalmente em outubro. Maria Eduarda, a primeira candidata eleita da temporada, foi selecionada como a representante brasileira no evento internacional, que ocorrerá em Punta Cana, na República Dominicana, de 6 a 12 de outubro.
Com a impossibilidade de realizar a escolha na data original, Costa explica que a indicação de Maria Eduarda foi decidida em conjunto com a organização internacional, considerando seu domínio de línguas, projetos sociais e tempo de preparação.
Maria Eduarda Dubaj é a quarta gaúcha a ostentar a coroa de Miss Latina Brasil, e sua indicação é vista como um símbolo de resiliência e adaptação diante das adversidades. Ela agora se prepara para representar o Brasil em um dos concursos que mais prestigia e enaltece a cultura e beleza da mulher latina no mundo, buscando mais uma vez destacar a mulher brasileira no cenário internacional.
“Estou confiante de que Maria Eduarda tem tudo para trazer o título de volta ao Brasil,” disse Júlia Guerra, última brasileira a vencer o Miss América Latina del Mundo em 2013. “Como parte da organização, vejo nela uma forte candidata, capaz de quebrar o hiato de onze anos sem vitórias para o nosso país.”