Foto/Arquivo Pessoal

A gaúcha Hérika Wobetto, de 15 anos, atua como modelo há cerca de um ano no Rio de Janeiro. Natural de Encantado, a jovem se mudou com a mãe para a cidade carioca onde concilia as passarelas com aulas de teatro. Segundo ela, a carreira como modelo não estava em seus planos, até fazer um workshop na Bella Hub de Talentos, em Porto Alegre e se apaixonou pela profissão.

“Comecei fazendo algumas fotos para lojas, empresas e maquiadoras; em outubro de 2020 ocorreu o evento da Bella Hub em que desfilei para sete agências nacionais, quatro delas me chamaram e dentre elas a 40 Graus, que fica no Rio. Eu e meus pais viemos pra cá no início de Janeiro de 2021, para que eu fizesse o Workshop by Sérgio Mattos. Voltamos para Bento Gonçalves, onde eu morava na época, conversamos com o Serginho e ele disse que gostaria que eu estivesse mais próxima, assim decidimos nos mudar”, destaca Hérika.

A jovem tem uma rotina bem corrida, pois além da passarela, ela faz aulas de teatro.

“Tenho uma rotina bem agitada. Faço as aulas do ensino médio online todas as manhãs. Terças e quintas tenho ensino técnico de Informática Básica e Gestão Empresarial. Segunda, quarta e sexta faço curso técnico em Artes Cênicas no Nu Espaço aqui no Rio”.

Quando questionada sobre o motivo da escolha do teatro, ela comentou que após iniciar as aulas, sua performance nas passarelas melhorou e muito.

“Sérgio Mattos, dono da 40 Graus Models, indicou que eu fizesse o curso profissional no Nu Espaço. Sempre gostei muito de teatro, mas hoje é uma paixão! Eles se completam. O Teatro ajuda muito na desinibição para o mundo da moda.”

Hérika vive com a mãe no Rio e, ressalta que responsabilidade é dobrada em conciliar os estudos e a carreira mas, que tem sido um aprendizado diário em busca do sonho. Segundo ela, a mudança de estado não interferiu em sua rotina, foi uma adaptação rápida.

“A responsabilidade é dobrada em cima dos estudos e também em resultados de trabalhos. Pois estudo das 08h às 18h diariamente, com isso tem que ter muito foco e responsabilidade para atingir aquilo que queremos. Além, claro, do cansaço no final do dia, mas como costumo dizer, é um cansaço bom por saber que estou fazendo o que amo.”

Mesmo com pouca idade, Hérika já tem certeza de qual caminho pretende seguir, conciliar a arte com as passarelas, já que a paixão cresce a cada dia.

“Meu sonho é estudar muito nessa área e ser uma profissional reconhecida internacionalmente!
Posso dizer que já vivo um sonho, acredito muito na importância do processo até chegar no objetivo. Essa carreira traz a possibilidade de ser várias versões de si mesmo e ter essa oportunidade é uma honra!”

Questionada sobre as incertezas e as críticas que rodeiam o mundo da moda, Hérika ressalta a importância de manter um filtro em tudo que é comentado. Segundo ela, em qualquer profissão existem críticas, mas cabe a cada um transformá-las em algo construtivo, e a cada dia ser uma superação profissional.

“O mercado da moda é muito incerto, podemos trabalhar muito em um mês e já no outro não conseguir nenhum trabalho. Além de saber lidar com tantas pessoas te julgando a todo momento é uma grande dificuldade. Tento ouvir filtrar para conseguir retirar algo de construtivo. Porque o que mais escutamos são críticas, mas eu cuidado para que isso não me abale e sigo em frente.”

Hérika está muito feliz em poder representar a Serra Gaúcha nas passarelas cariocas. Para ela, a cada novo trabalho é um aprendizado e uma forma de crescer profissionalmente. Ela deixa um recado para outras jovens que também tem o sonho de seguir na carreira.

“Amo muito o Sul e ter essa responsabilidade enorme é um grande orgulho! Siga seus sonhos! Vá atrás e lute para conquistar seus objetivos. Se tiver medo, vai com medo mesmo porque no final tudo vai valer a pena e nunca deixe de acreditar no seu potencial.”

Confira algumas fotos da modelo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here