Em um cenário que preserva a identidade histórica e cultural, o Garibaldi Vintage voltou a movimentar a Serra. Moradores da região e turistas ocuparam novamente as ruas da cidade na retomada pós-pandemia, que trouxe número recorde de atrações culturais e horário ampliado — das 17h às 24h.
Ao resgatar os costumes dos moradores de Garibaldi entre as décadas de 20 e 60, o evento carrega nostalgia, charme e uma atmosfera única. Carros antigos, gastronomia, espumantes, cervejas artesanais e roupas de época fizeram parte do evento que levou mais de 15 mil pessoas ao centro histórico da Capital Brasileira do Espumante. A próxima edição ocorrerá em novembro de 2022.
Segundo o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, o evento teve um gosto especial. “Após dois anos de pandemia, os garibaldenses puderam retornar à nossa histórica Buarque de Macedo para comemorar e se divertir”, disse Chesini que, no mesmo dia, comemorou seus 71 anos e foi empossado como prefeito.
Para a secretária de Turismo e Cultura, Melina Casagrande, o retorno superou as expectativas e comprova a importância da valorização do patrimônio histórico de Garibaldi. “Estávamos com muita saudade de ver o Centro Histórico lotado. É emocionante ver as pessoas dançando, com trajes de época, realmente aproveitando o que a cidade tem de melhor. Em um cenário inspirador, sem dúvida, o Garibaldi Vintage é um evento de experiência e sensações únicas.”
A diretora executiva do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, reforça a importância de eventos desse tipo para movimentar a economia da região. “Além de ocupar os leitos de Garibaldi e dos municípios vizinhos, eventos assim possibilitam que os visitantes conheçam também outros atrativos da Serra Gaúcha”.
As atrações artísticas e culturais também deram tom ao evento. Com um setlist cuidadosamente selecionado, shows de rua, atrações itinerantes e apresentações nas sacadas dos prédios antigos transportaram o público para outra época. Os grupos confirmados para esta edição, que mesclou jazz, blues e rock ‘n’ roll foram: Jazz Cinnamon, Mamma Doo, Lennon Z and The Sickboys, Abba Live, Felli & Lela Acústico, Quarteto de Jazz da Orquestra Municipal de Garibaldi, Ricardo Grossi e Banda, Gaiteiros da Escola Musical Center, Grupo Hora Vaga e Cia Teatral Acto.
O Garibaldi Vintage é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. O evento conta com o apoio das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Inovação e Empreendedorismo, Obras e Saúde. A gastronomia do evento tem a curadoria da Associação Garibaldi Gastrô. A exposição dos carros antigos é promovida pelo Antigar – Carros Antigos de Garibaldi, Veteran Car Club dos Vinhedos e H.P.V8 Clube.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação / Bruno Milan