Conhecida como a Terra Nacional do Espumante e a Embaixada do Grostoli, Garibaldi está no centro das atenções culturais da Serra Gaúcha. Com isso, a cidade recebe a exposição itinerante “Pipa Parade”, que ocorre até 7 de março.
No município, a exposição está localizada na Estação Férrea, a mostra de arte ao ar livre reúne obras de 30 artistas gaúchos e homenageiam os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, conectando história, arte e enoturismo.
Em sua primeira edição, o projeto cultural destaca as tradicionais pipas (barricas de vinho) como telas para expressões artísticas únicas. Além de celebrar o legado da imigração italiana, a “Pipa Parade” marca o início da vindima, época da colheita da uva nos parreiras.
Garibaldi, junto com outras nove cidades, sendo elas Bento Gonçalves, Farroupilha, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Monte Belo do Sul, Gramado, Canela e Flores da Cunha, compõe a rota da exposição, que contará com 30 pontos de exibição.
Em Garibaldi
“Sagu da Vó Maria” é o nome dado à exposição localizada no município. O artista porto-alegrense Celo Pax apresenta um divertido personagem, como uma bolinha de sagu que flutua no doce típico da região.
Realizado pela Wine Locals por meio do Ministério da Cultura (Lei Rouanet 8.313/1991) e apresentado pelo Governo do Estado, o Pipa Parade tem como objetivo criar uma rota inedita do vinho permitindo conectar toda a região das Hortênsias e a região da Uva e Vinho.
Confira os artistas que assinam o projeto
Antônio Giacomi, Antônio Vasques, Belle Foliatti, Bina Monteiro, Carla Barth, Celo Pax, Claudia Hamerski, Daniela Cidade, Eduardo Vieira da Cunha, Edgar Vasques, Geraldo Markes, Gustavo Assarian, Iotti, Jotape Pax, Wesot, Kelin Agnes, Lilian Maus, Lenko, Pablo Perini, Pamela Zorn, Pati Rigon, Paulo Amaral, Paulo Corrêa, Pedro Emcb, Pirecco Studio, Stang, Tiago Giordani, Tupax, Tiago Gregório, Xadalu Tupã Jekupé, Zoravia Bettiol e Zé Darcí.