Ela foi chegando de mansinho com seu apito inconfundível. Logo, a fumaça confessou que era a Maria Fumaça chegando na Estação Férrea de Garibaldi. Na plataforma, 150 pessoas aguardavam ansiosas a chegada do ‘Trem do Vinho’ para embarcar em uma grande experiência enogastronômica no interior de sete vagões com um menu assinado por diversos chefs.

Foi a quinta edição do Jantar a bordo da Maria Fumaça, realizado na sexta-feira, 24 de setembro, integrando a programação do Garibaldi Gastrô 2021. A todo vapor, na cozinha montada no local, uma equipe ‘inebriada’ colocou em ação toda ‘alquimia’ de aromas e sabores para fazer receitas afetivas que tornaram a noite memorável.

Enquanto as pessoas filmavam a chegada da Maria com seus celulares, o Quarteto de Jazz da Orquestra Municipal de Garibaldi já dava os primeiros acordes. Foi estacionar na Estação e o público imediatamente embarcou nos vagões, seguindo os protocolos de segurança. Com assentos marcados, todos foram se acomodando e curtindo o ‘clima’ da noite. Do lado de fora, a maquinista do evento Catherine Nicolao Tedesco, presidente da Associação Gastrô Serra Gaúcha, deu as boas-vindas e explicou as etapas do jantar.

Enquanto isso, aromas vinham das panelas, cada vez mais intensos. Os primeiros goles de vinhos e espumantes se misturavam com o tilintar de taças que brindavam o momento. Foi mágico. Sem pressa para a partida, apreciando cada segundo, todos degustaram o banquete: chefs pilotando suas receitas, garçons conduzindo pratos e taças, e apreciadores embarcando nessa viagem pelos aromas. De uma seleção de pães, queijos gaúchos, charcutarias artesanais e legumes fermentados, a sequência seguiu com o puchero ao confit de pato, passando pelo tortéi de abóbora, pelo pato confitado com aromáticas e alho, arroz vermelho com sementes e oleaginosas acompanhado de nespera tostada, a experiência encerrou com o Devil’s cake com crumble de raspas de limão bergamota e sorvete de Erva Mate com granizado de chocolate branco.

Ao término do jantar, os chefs passaram pelos vagões, sendo aplaudidos por todos, entre eles Catherine Tedesco, Rodrigo Bellora, Giordano Tarso, Odete Bettu Lazzari, Raissa Bettu Lazzari, Luísa Fanti, Ina Boeno, Wagner Pessali, Fábio Giovanaz e Marcos Livi. A equipe confraternizou no último vagão ao som do Quarteto de Jazz. Antes de partir para o passeio até Carlos Barbosa, a cantora Kissa Braga temperou a noite com sua voz e um repertório que embalou cada vagão. Ao retornar, o brinde final foi com a banca do café William & Sons Coffee Co. e os mini grostolis da chef Odete Bettu Lazzari.

Fonte: Conceito Com. / Fotos: Augusto Tomasi / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here