Foto: Gari faz limpeza no entrono do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, na praça da Alfândega, em Porto Alegre - Carlos Macedo/Carlos Macedo/Folhapress

Vinte e nove galerias de arte se unem em uma exposição e um leilão beneficente em prol do principal museu do Rio Grande do Sul e um dos principais do país, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, atingido pelas enchentes no sul do país. O valor arrecadado será integralmente doado para auxiliar na sua reconstrução.

A exposição “Margs Urgente: Corpo e Alma”, com organização de Angélica de Moraes, reúne mais de 90 obras de diferentes formatos de 87 artistas, que aderiram à causa. A exposição será inaugurada no dia 19 de junho, na Casa SP-Arte, em São Paulo, e a mostra fica em cartaz até 20 de julho. O leilão será online e acontece no dia 2 de julho, a partir das 20h30.

No leilão, as obras terão lance inicial de 30% do seu valor de mercado e as obras que não forem arrematadas ainda poderão ser adquiridas até o fim da exposição no mesmo local da mostra.

“A inundação sem precedentes do Margs atingiu todo o andar térreo, comprometendo a operação museológica, a conservação de obras e o funcionamento do seu prédio histórico”, afirma Francisco Dalcol, diretor do museu. “Neste momento, em que ainda contabilizamos os prejuízos e a extensão dos danos, ficamos gratos e honrados com a iniciativa e a disposição dessa rede de solidariedade.”

Fonte: Folha Ilustrada