Imagem: Exposição Horto de díspares criaturas/Mario Cladera

O escultor Mario Cladera, de nacionalidade alemã-uruguaia é o próximo artista a ocupar a Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, a partir do dia 14 de abril. Reunindo a produção mais recente, apresentará um conjunto de obras que considera adequado para chamá-los pequenos formatos, que variam de 6 cm a 35 cm, fundidas em bronze ou modeladas e queimadas em cerâmica raku.

Mario Cladera nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1958 e reside em Porto Alegre desde 1978. Trabalha no ateliê do escultor Vasco Prado e da gravurista e tapeceira Zorávia Bettiol, também com a ceramista argentina Martha Kearns. Em 1984 ingressou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quando foi aluno dos professores Cláudio Martins Costa, Carlos Tenius e Rose Lutzemberger, entre outros.

Desde os anos 80, participou de quase 200 eventos, por meio de exposições coletivas, individuais, salões, curadorias, simpósios, palestras, cursos e leilões. Entre as obras públicas destacam-se o “Monumento Memorial Chico Mendes” em Porto Alegre, 1992; e a reprodução da obra “O Laçador”, símbolo da cidade de Porto Alegre, na praça da Irmandade em Kanazawa, Japão, 1995; ambas vencedoras de concursos públicos.

Num total de vinte trabalhos, Mario discorre com esculturas sobre o nosso tempo e mundo. A partir do final dos anos 80, iniciou, em paralelo a outros projetos, a produção de esculturas figurativas com certa abordagem política ou antropológica. A pesquisa de formas e imagens apresenta temas como a sexualidade, gênero e também referentes à cultura dos povos originários e seu embate com o desenvolvimento capitalista na sociedade atual, são assuntos da exposição inéditos na cidade de Caxias do Sul.

A abertura da mostra acontece juntamente com uma visita guiada com o artista, às 19h, no dia 14 de abril. No decorrer da exposição haverá mais um encontro com o escultor, uma palestra “A arte do Fogo e do Metal” que será gratuita e as inscrições poderão ser realizadas pelo UAV DIGITAL: sites.google.com/view/uavdigital

O processo de fundição em bronze e cera perdida é executado no atelier do artista, equipado com uma fundição artesanal, através de recursos oriundos do concurso público da Lei Aldir Blanc, organizado pela SEDAC-RS em 2020.

Visita Guiada da Exposição “Horto de díspares criaturas” de Mario Cladera
Dia: 14 de abril de 2023, às 19h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Confirmar presença na UAV DIGITAL: sites.google.com/view/uavdigital

Atividade presencial e gratuita.