A cultura é vivenciada no dia a dia. Seja no folclore, na produção de um show, nos costumes, modos de vestir, a cultura permeia as relações humanas e também na vida pública. Visando promover o seu debate entre poder público e sociedade civil, ocorreu de 10 a 12 de abril os Fóruns Setoriais de Cultura. Na ocasião o público presente pode expressar suas ideias e demandas para os segmentos e para a cultura de Bento Gonçalves.
Foram eleitos novos conselheiros da sociedade civil para os segmentos de Equipamentos Culturais; Folclore, Culturas Populares e Tradicionalismo Gaúcho; Cultura Afro-Brasileira; e Empresas, produtores, empreendedores, agentes e trabalhadores da cultura. Também representantes para a Comissão de Municipal de Incentivo à Cultura.
Daniela Sandrin Copat é titular do segmento Empresas, produtores, empreendedores, agentes e trabalhadores da cultura. Ela destaca que está muito feliz com o novo desafio. “A expectativa é de poder contribuir para que a cultura tenha o merecido reconhecimento e investimento, pois dependemos muito, mais do que imaginamos, deste segmento que transforma, gera riquezas e preserva nossa história, entre tantas outras funções. Importante passar por essa experiência, para aprender e entender como é o desempenho dos conselheiros”.
Também pela sociedade civil, pelo segmento Equipamentos Culturais, Angela Marini vai integrar o Conselho por mais dois anos e se mostra empolgada de poder estar presente no debate público da Cultura. “Fico muito feliz em poder integrar por mais dois anos o Conselho Municipal de Política Cultural. Atuar no CMPC é estar diretamente ligada às demandas culturais do Município, pensar e avaliar a legislação, representar os trabalhadores da cultura nas decisões da Secretaria. Mas é muito importante que a sociedade civil esteja sempre buscando levar suas demandas para os representantes, para que assim consigamos aprimorar cada dia mais o cenário cultural da cidade”.
Novos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural:
Equipamentos Culturais
Titular: Angela Maria Marini
Suplente: Deise Formolo
Folclore, Culturas Populares e Tradicionalismo Gaúcho
Titular: Zelide De Vargas
Suplente: Vanderlei Gottens
Cultura Afro-Brasileira
Titular: Daniela das Graças de Oliveira
Suplente: Dionatan Rodrigues Britto
Empresas, produtores, empreendedores, agentes e trabalhadores da cultura
Titular: Daniela Copat
Suplente: Adriano Santos
Comissão Municipal de Incentivo à Cultura
Indicação CMIC: Sergio Dutra
Indicação CMIC: Aline Tatiana Turcatto
Indicação CMIC: Adiles Rodrigues de Freitas
Indicação CMIC: Elisângela de Souza Fontoura