Com o tema “Envelhecimento e aprendizagem ao longo da vida”, a Universidade de Caxias do Sul coordena, em outubro, o Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano, criado, em 2000, por 14 universidades do Rio Grande do Sul e que tem a sua realização a cada dois anos em uma das instituições.

Junto ao Fórum ocorre a 13ª edição do Encontro Estadual de Alunos Idosos. Nos dias 18 e 19 de outubro, a UCS é a responsável por este evento de cunho científico, aberto a especialistas, profissionais da área, idosos e acadêmicos, com o objetivo de articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão.

Segundo o professor Delcio Agliardi, coordenador do Programa UCS Sênior, “a discussão acerca da importância de se debater o envelhecimento e aprendizagem ao longo da vida surgiu desde a criação do Fórum.

Após, ganhou força global com as Conferências Internacionais de Educação para Adultos; com o conceito de ‘Envelhecimento Ativo’ da Organização Mundial da Saúde, o qual inclui num dos seus eixos a aprendizagem permanente; a pesquisa do Fórum Gaúcho que investiga o currículo do Ensino Superior voltado à formação de profissionais das diferentes áreas do conhecimento para o atendimento da pessoa idosa; e a atualidade do tema.” O evento fomentará o debate através de conferência, palestras, oficinas, apresentações artístico-culturais, filó italiano, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos, reunindo palestrantes de renome nacional e entidades representativas da área em nível estadual, bem como docentes, profissionais, pesquisadores, alunos sênior, acadêmicos de graduação e pós-graduação, e comunidade em geral.

 

Inscrições de trabalhos

As inscrições para apresentações de trabalhos podem ser feitas até o dia 17 de julho, pelo site www.ucs.br, no link Eventos. Os conteúdos dos trabalhos devem estar relacionados ao Envelhecimento Ativo, conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), e seus quatro subtemas: Envelhecimento e saúde; Segurança/seguridade; Participação; e Aprendizagem ao longo da vida. Integram o Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano as seguintes universidades: Unipampa, Universidade Católica de Pelotas, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Cruz Alta, Univates (de Lajeado), Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas, UFRGS, Unijuí, UCS, Unisinos, Universidade de Passo Fundo, Ulbra e Universidade Federal do Rio Grande.

Para Agliardi, “o Ensino Superior tem um relevante papel frente à rápida mudança demográfica no país, pois é função social da universidade produzir novos conhecimentos e disponibilizá-los à sociedade. Este compromisso não pode prescindir da atuação no assunto envelhecimento humano, longevidade, novos seniores”. As atividades são destinados a pessoas com 50 anos ou mais, estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de IES, professores, pesquisadores, profissionais que atuam na área do Envelhecimento ou com interesse no tema. Para participar dos encontros, interessados podem ser inscrever até o dia 17 de setembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação