A 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves apresentou nesta terça-feira (19), o escritor homenageado. O enólogo, professor e escritor, Firmino Splendor, de 81 anos, foi convidado para exercer o cargo. Ele é autor de 14 livros técnicos, e cinco obras sobre histórias familiares.

O evento ocorre entre os dias 5 e 16 de outubro. O tema deste ano será “Qual seu destino literário?”

O prefeito Diogo Siqueira (PSDB) e os secretários da Cultura, Evandro Soares, e de Educação, Adriane Zorzi, receberam o Firmino, o diretor do Sesc, Jaques Fachinelli, diretora da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto e a representante da 16ª CRE, Michele Ferronatto.

“É uma honraria muito grande receber este reconhecimento para integrar a Feira do Livro”, disse o escritor homenageado.

O secretário da Cultura destacou a escolha do homenageado: “Ficamos felizes em poder ter no nosso time de homenageados tal personalidade que faz parte da história da nossa cidade. Firmino tem um legado de obras relacionadas ao vinho, principal produto da nossa terra, e queremos unificar essa paixão com a Feira do Livro”.

O diretor do Sesc também ressaltou as características do escritor: “Firmino é uma enciclopédia dentro do assunto dos vinhos e certamente irá agregar muito para o mundo dos livros, e para nós quanto parceiros da Prefeitura nos sentimos honrados em realizar mais um evento”, disse.

O prefeito disse que o bento-gonçalvense vai se sentir representado com o nome de Firmino Splendor como escritor homenageado. “Ficamos muito felizes em participar deste momento. Serão dias especiais para todos”.

Quem é Firmino Splendor

Firmino Splendor nasceu no dia 2 de novembro de 1940, na Linha Graciema, Bento Gonçalves. Formou-se enólogo pela Escola de Viticultura e Enologia. Atuou na Agroindústria Vinícola Companhia Mônaco. Na década de 70 iniciou carreira como professor de enologia na Escola Agrotécnica Federal, e atuou por 25 anos. Ele publicou 14 livros técnicos e cinco obras sobre histórias familiares. Também foi o primeiro presidente e sócio-fundador da Associação Brasileira de Técnicos em Viticultura e Enologia. Fundador da Licores Splendor, desde 1998, se destacou como o melhor licor natural do Brasil até o ano de 2017, quando encerrou suas atividades.

Fonte: Conceito Com  / Foto: Reprodução internet

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here