Assim como o cinema, degustar vinhos é uma arte. Não é à toa que alguns cineastas tiveram a brilhante ideia de unir as duas coisas em uma só, produzindo filmes cuja temática central é a bebida. De documentários a filmes de ficção, os vinhos serviram de inspiração para diferentes gêneros e formatos cinematográficos. Seja qual for o escolhido, em cada um deles o espectador é convidado a se aventurar pelo universo da bebida através da tela, conhecendo um pouco mais sobre ela, a região em que é produzida, ou puramente sobre o processo de degustação.
A comédia dramática traça uma interessante retrospectiva da indústria vinícola nos Estados Unidos. Ela acompanha o início da produção de vinho em Napa Valle, durante os anos 1970, quando a vinícola californiana Chateau Montelena venceu a competição internacional de melhor vinho de 1976, em Paris. A competição foi a responsável por inserir a região na rota do vinho.
Um Bom Ano (2006)
Max passa boa parte da infância no vinhedo do tio na França, que o ensina tudo sobre vinhos. Contudo, quando cresce, ele se muda para Londres, onde se torna um bem-sucedido homem de negócios. Um dia, ele recebe a notícia que o tio morreu, e que é seu único herdeiro. Pensando nos lucros da venda da propriedade, ele visita o vinhedo, mas descobre que não será tão fácil se desfazer de um lugar que lhe traz tantas lembranças afetivas.
Maggie decide desafiar o mundo dos vinhos e continuar os negócios do seu pai. Ela tem a chance de mostrar a sua dedicação quando surge um trabalho em uma adega na Escócia. Para isso, ela contará com a ajuda de Oliver, por quem sente uma antipatia inicial, mas se descobre apaixonada, em seguida. Quando os dois chegam ao local, descobrem que a adega abriga muito mais do que vinhos.
Caminhando nas Nuvens (1995)
Conta a história de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial (Keanu Reeves) infeliz no casamento que conhece uma jovem grávida e temerosa sobre a reação da família. Ele decide ajudá-la passando-se por seu marido. E é aí que entra o vinho em cena: a família de Victoria é proprietária de vinhedos. O cenário do filme é a vinícola Las Nubes, no norte do México.
Meia-noite em Paris (2011)
Dirigido por Woody Allen, este filme merece menção honrosa na lista pela cena de degustação protagonizada pelo ator britânico Michael Sheen. Ambientado em Paris, conta a história de um roteirista (Owen Wilson) que se vê nos anos 1920 todas as noites à meia-noite.
Um Ano na Borgonha (2013)
Dividido em quatro partes de acordo com as quatro estações, o documentário A Year in Burgundy mergulha no processo criativo e cultural de se fazer vinho e mostra a vida de sete famílias de produtores locais.
Sideways (2004)
O favorito de nove entre dez amantes do vinho, é um road-wine-movie que visita as vinícolas da Califórnia e faz uma ode à beleza e elegância da Pinot Noir, verdadeira paixão do protagonista, um escritor frustrado.
Fonte: Revistabula / Foto: Reprodução Internet