Bento Gonçalves irá realizar, nos meses de julho, agosto e setembro, a 6ª edição do Festival Nacional do Vinho Colonial, em quatro distritos do município. Gastronomia típica italiana, vinho colonial e alegria marcam o evento, que envolve 63 famílias rurais. O enólogo da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Thompsson Didone, lembra que o registro dos vinhos coloniais ganhou força com o desenvolvimento do Projeto de Resgate e Valorização dos Vinhos Coloniais, que iniciou em 2010 em Bento Gonçalves e visa resgatar e preservar a arte da elaboração de vinho, mas também qualificar a produção da uva e da matéria-prima.

“Além da arte de elaborar o vinho, buscou resgatar também a culinária típica local. É um projeto que desde 2013 implantou o Festival Nacional do Vinho Colonial, que faz parte do calendário de eventos do município, e os quatro distritos de Bento Gonçalves promovem esses festivais, onde são servidos os vinhos elaborados pelos agricultores familiares, que tiveram o acompanhamento da Emater, da Embrapa, do IFRS, e foram avaliados por enólogos”, frisa Didone.

Para o Festival de São Pedro, o primeiro a acontecer neste ano, a seleção dos vinhos foi feita na manhã do dia 10 de julho pelos enólogos Thompsson Didone (Emater/RS-Ascar), Raul Ben e João Carlos Taffarel (Embrapa Uva e Vinho). Foram avaliados 31 vinhos das oito famílias participantes. Desses, 26 foram aprovados para serem servidos na noite do próximo sábado (21/07). “Os participantes do Festival de São Pedro irão degustar vinhos de qualidade. Desde produtos com as tradicionais cultivares Isabel e Bordô, vinhos elaborados com viníferas, como Merlot e Cabernet, e também terão a oportunidade de degustar dois excelentes vinhos elaborados com a Peverella, uma uva que quase foi extinta na Serra. O vinho é servido a noite toda junto com a culinária típica da região e do distrito”, comenta Didone.

O Festival é uma promoção das famílias participantes, com apoio da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, Região Uva e Vinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS/BG) e Embrapa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-2289, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves.

Confira a agenda dos eventos:

21/07, às 19h30, no salão comunitário de São Pedro

04/08, às 19h30, no salão comunitário da Linha Paulina, Faria Lemos

01/09, às 19h30, no salão da comunidade 8 da Graciema, Vale dos Vinhedos

28/09, às 19h30, no salão comunitário de São Valentin, Tuiuty

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here