Kleiton & Kledir

Em tempos de ações artísticas e culturais virtuais, o Festival Música de Rua será realizado de 28 de março a 04 de abril afirmando a real importância da música na vida das pessoas. A programação desta edição prevê encontros on-line com música autoral de todo o Rio Grande do Sul, reunindo manifestações que afirmam diversidade e qualidade com lives, bate-papos virtuais, shows estaduais e nacionais. Nomes como Kleiton e Kledir, Richard Serraria, Marcelo Gross e Rafa Rafuagi se cruzam com estrelas da música serrana e uma promissora geração e cantautores de diferentes linguagens, discursos e estéticas musicais.

A programação abre no dia 28 de abril com uma live com o Coro Juvenil do Moinho UCS. Serão mostradas produções audiovisuais realizadas pelo coletivo de artistas e cantores seguido de uma conversa sobre o processo criativo do grupo com a diretora artística e regente Cristiane Ferronato.

Uma das atrações do Festival são os dez artistas “cantautores” selecionados para a Incubadora da Música. Realizada em fevereiro com o produtor Pena Schmidt a arquiteta e cenógrafa Roberta Tiburri e a designer Julia Webber, a Incubadora focou a Produção de Lives, justamente o que eles farão agora, durante os dias do Festival.

O grupo da Incubadora da Música é formado pela cantora e compositora Laura Dalmás, de Carlos Barbosa, cuja trajetória inclui participação no The Voice Brasil e na Malhação; o jovem músico caxiense Charles Frutas; a compositora e tamboreira Lizzi Barbosa, que atua no Litoral Norte gaúcho; o cantor e ativista negro Dona Conceição, de Alvorada; o duo folk caxiense das meninas do Delunar; o cantor, compositor e violonista porto-alegrense Rafael Erê; a cantora e violonista caxiense Márcia Luz; a violinista, pesquisadora e compositora Clarissa Ferreira, que é de Bagé; o instrumentista e cantor, Lucas Ferraz, de Novo Hamburgo; e Carolina Cácer es, que é cantautora, violonista, pesquisadora e performer natural de “Santera” (Santana do Livramento + Rivera), a divisa Brasil-Uruguai.

Nas lives, os dez cantautores terão a companhia do músico Richard Serraria e do guitarrista Marcelo Gross. Além da reunião dos dez artistas, os outros encontros previstos reúnem Richard Serraria e Lizzi Barbosa, mais a cantora Laura Dalmás e o cantor Dona Conceição. Depois, Serraria se reúne com Clarissa Ferreira, Rafael Erê e o duo Delunar. Já Marcelo Gross divide live com Marcia Luz, Lucas Ferraz, Charles Frutas e Carolina Cáceres.

Outro momento que promete um entrevero de linguagens e cenas musicais distintas é a live do rapper Rafa Rafuagi, referência no ativismo contemporâneo gaúcho através do Hip Hop, com um grupo batizado de Mulada All Stars, encontro inédito reunindo artistas da música serrana da região da Mulada: Gilney Bertussi, Paulo Siqueira, Itamar dos Reis e Jorge Boca de Sino.

Fechando a lista de atrações, tem a live com a dupla Kleiton e Kledir que estão festejando seus 40 anos de carreira aproximando música e literatura – com canções assinadas por Caio Fernando Abreu, Luis Fernando Verissimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar. Além de cantar, os irmãos músicos estarão “em Zoom” com os fãs, que poderão enviar perguntas ao artistas.

Além desta programação, o Festival Música de Rua seguirá trabalhando em outras frentes para ativar novos encontros musicais, afirmando a força da tradição musical e o esforço possível para a renovação desse cenário.

Este projeto foi contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais – SEDAC –RS nº 09/2020 – Com recursos da Lei nº 14.017/2020.

Festival Música de Rua 2021 – Programação:
28 de março, 18h – Live e bate-papo do Coro Juvenil do Moinho UCS.
31 de março, 20h – Live dos Cantautores: Live com Richard Serraria, Lizzi Barbosa, Dona Conceição e Laura Dalmás.
01 de abril, 20h – Live dos Cantautores: Live com Richard Serraria, Clarissa Ferreira, Rafael Erê e Delunar.
02 de abril, 20h – Live dos Cantautores: Live com Marcelo Gross, Marcia Luz, Lucas Ferraz, Charles Frutas e Carolina Carcerés
03 de abril, 18h – Live do rapper Rafa Rafuagi e Mulada All Stars, com Gilney Bertussi, Paulo Siqueira, Itamar dos Reis e Jorge Boca de Sino.
04 de abril, 18h – Live com Kleiton e Kledir e bate-papo virtual com o público.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here