Com o tema “Baile de Máscaras”, o evento que colocou Nova Prata, o RS e o Brasil na rota dos festivais folclóricos internacionais, acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, de forma presencial. Serão cinco dias de experiência imersiva na cultura, com a participação de 12 grupos internacionais, dos mais diversos países. Sete deles disputam o campeonato, e todos compartilham o palco com grupos de folclore locais, ao lado do realizador, o Bailado Gaúcho.
Oriundos dos mais diversos continentes, eles voltam a encantar o Brasil, o RS e Nova Prata com seu talento, trazendo seu folclore e cultura para o evento. Da Europa, participam da competição países como Espanha, Letônia e Polônia. Da América Latina, desembarcam grupos do México e Peru. E para fechar o bloco, as encantadoras Tailândia e República do Uzbequistão se fazem presentes.
A Espanha é sempre referência cultural, principalmente quando se fala em dança. A representa este ano, a “Escola de Musica i Danses de Mallorca”, oriunda da ilha de mesmo nome. Vizinha aos países bálticos, uma das nações que trouxe muitos imigrantes que construíram a identidade do RS e do Brasil, a Polônia é inspiração quando o assunto é arte e música. É de lá que vem o grupo “Zéspot Piesni Tanca “Kortowo”. Já a Letônia, país próximo a ela e tão prestigiado por turistas nos últimos anos, nos visita com a participação da “TDA “Kalve”.
México e Peru, um na América do Norte e outro na América do Sul, com tantas peculiaridades e resultantes de culturas ancestrais milenárias, a exemplo dos Mayas e Incas, para citar poucas delas, abrigam costumes e hábitos ímpares. Do México, o festival recebe o “Ballet Folklórico de la Universidad Autónoma de Coachuila” e do Peru, o Centro de Investigación de Arte Nativo “Mi Peru”.
E para completar a volta ao mundo, da Tailândia teremos o “Raks Thai Folk Dance Group” – da Chanthaburi College of Dramatic Arts (CCDA) e ainda a visita do “Toshkent Zebolari”, proveniente do Uzbequistão.
O concurso internacional de danças folclóricas avalia itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. Em 2021, o grupo campeão veio do Azerbaijão — e é essa diversidade que sempre traz o mundo a Nova Prata, em cinco dias de vivência e aprendizado. Além dos países que participam do campeonato, mais cinco grupos latinos marcam presença no festival este ano.
Somando todas as edições anteriores, o festival já trouxe mais de 100 delegações estrangeiras, reunindo 480 mil visitantes. As tão esperadas noites de espetáculos acontecem no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, de quarta a domingo. É de lá que os grupos locais e internacionais se revezam num intenso e dinâmico movimento de ritmos e cores, encantando a plateia diária de mais de 1500 espectadores. Juntam-se a eles, mais de 100 mil pessoas que acompanham ao vivo as apresentações pelas páginas oficiais do evento no Facebook e Youtube.
Simultaneamente acontecem os eventos paralelos ao festival. O centro da cidade recebe a Feira de Artesanato, Feira do Livro, Feira do Comércio e Feira de Gastronomia. Somam-se a isso experiências que envolvem todas as escolas e promovem o turismo, projetos sociais, ações solidárias, conferências e a Celebração pela Paz. Nova Prata e o Bailado Gaúcho convidam todos a fazerem parte desse grandioso “Baile de Máscaras” e juntarem-se a essa vivência, inspirando outros a fazerem o mesmo. O convívio e o respeito às diferentes culturas, nos ajuda a entender o mundo de outra forma.
Serviço
18º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – evento presencial
Data: 7 a 11/09/2022
Ingressos: Av. Presidente Vargas, 811, em frente à Praça da Bandeira, Nova Prata – RS
e pelo site www.bilheteriadigital.com
www.festivalnovaprata.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa / Foto: Reprodução Internet