Somando todas as edições anteriores, o festival já trouxe mais de 100 delegações estrangeiras, reunindo 480 mil visitantes. A cada ano, uma temática é escolhida, abordando fatos históricos de Nova Prata ou atrelados ao cenário sociocultural do mundo. A pandemia foi o grande fantasma das nossas vidas e da arte nos últimos anos. As máscaras, que antes inspiravam os bailes e abrilhantaram costumes, passaram a ser sinônimo de medo e proteção. Com cautela, está na hora de as máscaras voltarem a ser símbolo de beleza, mistério e alegria. E é para essa experiência que o festival convida: uma festa que nasceu pelo empenho de cada um da comunidade e transformou-se em algo maior que todos.

As tão esperadas noites de espetáculos acontecem no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, de quarta a domingo. Durante os dias em que acontece o Festival, o ginásio é transformado numa casa de espetáculos com estrutura completa fazendo jus ao evento e sua magnitude. E é lá que os grupos locais e internacionais se revezam num intenso e dinâmico movimento de ritmos e cores, encantando a plateia diária de mais de 1500 espectadores. Juntam-se a eles, mais de 100 mil pessoas que acompanham ao vivo as apresentações pelas páginas oficiais do evento no Facebook e Youtube.

E o Festival não movimenta só os corações, envolve em paralelo setores da economia que simultaneamente realizam feiras de artesanato, livros, comércio e gastronomia. Somam-se a isso experiências que envolvem todas as escolas e promovem o turismo, projetos sociais, ações solidárias, conferências e celebrações pela paz. Não é disso que o mundo e todos nós estamos precisando? Vem conosco, faça parte desse grandioso “Baile de Máscaras” e divulgue essas boas notícias. Junte-se a essa vivência e inspire os outros a fazerem o mesmo!

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata faz parte da “FIDAF – Federation of International Dance Festivals” desde setembro de 2018, passando tanto a constar no calendário oficial da federação e a integrar o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul por seu relevante interesse cultural, conforme Lei Estadual 15.094. . A FIDAF reconhece festivais de elevado nível artístico e que possuam excelente estrutura organizacional, tanto nas atividades para o público quanto ao o que é oferecido aos grupos convidados. Em 2019 e 2020, o festival recebeu o título de melhor festival do mundo e está no páreo mais uma vez por sua edição de 2021. O FIFNP também é considerado pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (ATUASERRA) como o maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho, no Brasil.

BAILE DE MÁSCARAS
A temática norteia a cenografia e a publicidade do evento, além de ser amplamente debatida em escolas, instituições e na imprensa. “Quando nossa casa ficou escura, as cortinas se fecharam, as luzes se apagaram e o palco ficou vazio. As frias paredes do lugar de tantas alegrias, palmas e cores guardaram no silêncio sólido de sua existência as memórias de outro tempo. Os figurinos voltaram para o armário, os textos ficaram no papel, os acordes perderam o som e aquelas coreografias que animavam e encantavam tantos olhos e corações viraram lembranças.

A festa deixou seu lar no tempo em que tudo ficou escuro. As máscaras ganharam outro sentido, não mais de fantasia ou disfarce, não mais de magia e expectativa, mas de proteção, de medo e de insegurança. Passaram a esconder sorrisos e abafar as vozes. O espetáculo passou a ser apenas um sonho adormecido na imaginação de seus criadores. O povo também se escondeu quando nossa casa ficou escura. Porém, após esse tempo de reticências, pouco a pouco as pessoas começam a se juntar; as famílias voltam a se reunir; o artista reencontra sua arte e a abraça como uma velha amiga.

Cheios de saudade, tornam a caminhar juntos e, como dois iguais, retornam a seu lar. É hora de tirar a poeira, descortinar o tablado, retomar a rotina de testes e criação, pois a coxia está pronta para abrir seus caminhos. É hora de o público voltar aos seus assentos e a ribalta se acender. Agora é hora de vestir as máscaras de felicidade, aquelas em que o sorriso fica estampado na face de quem as usa e de quem as contempla. É hora de iluminar as pinturas, as esculturas, os gestos e movimentos. Hora de dar volume às notas e aos arranjos que ficaram esquecidos para embalar a retomada da festa.

Após um tempo afastado de seu verdadeiro lar, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, em sua décima oitava edição, volta ao seu tradicional palco, rodeado de artistas e espectadores. De 07 a 11 de setembro de 2022,você é nosso convidado para celebrar a arte, a dança e a música em um grandioso Baile de Máscaras.”

O CONCURSO | COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
No concurso internacional de danças folclóricas serão avaliados itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. Esses avaliadores definem o primeiro, segundo e terceiro lugares, melhor coreografia, melhor figurino, melhor música, e o prêmio especial do júri. Os grupos disputam entre si em busca do título de Campeão do FIDAF Brazil World Champioship, sendo o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata o primeiro na América a sediar o Concurso. O público do Festival também tem uma parte fundamental no concurso: durante os dias de competição, os espectadores votam em seus grupos favoritos por meio do site do evento, e o mais votado ganha o “Prêmio de Público”.

EVENTOS PARALELOS

FEIRA DE ARTESANATO
Instalada em um prédio histórico no centro da cidade, a Feira de Artesanato reúne artesãos de diversas localidades do Brasil e do exterior, contando com espaço para exposição e comercialização de produtos, além de servir de palco para apresentações dos grupos estrangeiros e de artistas locais.

FEIRA GASTRONÔMICA
Em meio à Praça Central, a Feira Gastronômica é um espaço cultural reservado ao convívio e à confraternização,oportunizando ao público degustar sabores de diferentes etnias enquanto assiste às apresentações artísticas.

FEIRA DO LIVRO
Localizada na Praça Central, a Feira do Livro é um importante espaço para editores e livreiros exporem e comercializarem livros e outras obras culturais, oportunizando ao público o acesso aos catálogos de editoras de renome nacional e internacional. A feira conta com a parceria da UCS para sua organização.

FEIRA DO COMÉRCIO
Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Feira do Comércio reúne grande número de lojistas da cidade que, durante o evento, estarão reunidos em um espaço, expondo seus produtos, proporcionando descontos, preços especiais e horários diferenciados para a população.

SESSÃO SOLENE
Sessão Solene é a recepção oficial dos Poderes Públicos aos participantes do Festival. Eles são apresentados ao Prefeito Municipal, ao Presidente da Câmara de Vereadores e demais autoridades, oferecendo-lhes presentes de seus países e recebendo, em retribuição, lembranças de nossa cidade.

TURISTANDO
Um dia dedicado ao lazer e ao turismo pelos grupos estrangeiros, visitando os principais pontos turísticos de Nova Prata, Vila Flores e Veranópolis, entre eles o Parque de Águas Termais Caldas de Prata e a Cascata da Usina.

FOLIA NAS RUAS
A dança alegra a cidade durante as tardes, com apresentações dos grupos nas Feiras, nas ruas e na praça, interagindo com a população e com o comércio.

PROJETO ESCOLA
Desde o início do ano letivo, os professores de todas as escolas do município trabalham com seus alunos os aspectos geográficos e socioculturais dos países participantes do Festival. São mais de 4 mil alunos em constante integração com os grupos internacionais por meio das apresentações e de oficinas de danças, enriquecendo culturalmente crianças e jovens de todos os níveis sociais e econômicos, dando-lhes oportunidade ímpar para conhecerem outras culturas e incentivando hábitos de pesquisa, aprendizado de idiomas e contato com a diversidade humana.

CELEBRAÇÃO PELA PAZ
A Celebração pela Paz acontece na Igreja Matriz São João Batista. Todos os grupos estrangeiros e locais, dentro de suas concepções religiosas, elevam suas orações e agradecimentos em busca de união e fraternidade. Ao final, ocorre o plantio de uma árvore representando a paz entre os povos.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL FIDAF
Desde 2021 o Festival é sede da Conferência Internacional da FIDAF, em que são debatidos temas relevantes aos grupos de dança, festivais e ao contexto sociocultural do mundo todo. Participam dela os representantes nacionais e continentais da FIDAF, os chairmen da instituição, presidentes, coordenadores e integrantes dos grupos de todos os cantos do planeta.

PROJETOS SOCIAIS

Esta é a razão pela qual o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata promove nas noites de espetáculos apresentações em seu palco principal com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Comunitária de Portadores de Deficiência Física (ASCODEF) e o Grupo Novo Milênio, dedicado à terceira idade. Da mesma forma, além de se apresentarem, os grupos internacionais visitam o lar de idosos Madre Gentília, a APAE e a ASCODEF durante o período do evento, em uma interação completa com a comunidade.

AÇÃO SOLIDÁRIA
Com o espírito de união e solidariedade, a organização do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata promove a Ação Solidária para arrecadar doações, mantimentos e outros serviços para ajudar aos que mais necessitam. Serão diversas pessoas e entidades beneficiadas com esse auxílio, para juntos amenizarmos o sofrimento de nossos semelhantes.

ACESSIBILIDADE
O Festival tem buscado se tornar cada vez mais acessível a todos os públicos. O Ginásio Alcides Tarasconi, situado no Bairro Santa Cruz, conta com total acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiências motoras, incluindo rampas de acesso, portas com dimensões compatíveis, saídas de emergência sinalizadas e staff de apoio. As transmissões, tanto ao vivo quanto gravadas, contam com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e legendagem. O evento acessível permite que pessoas do mundo inteiro, independente de idade, condições físicas ou de mobilidade, possam assistir ao evento, vivenciar e sentir toda a magia e o espírito de união do Festival.

Programação completa: https://festivalnovaprata.com.br/ 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet / Fabiane Marchesini Fotografias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here