Foto: Grupo UPA/Crédito Michael Gornig

Estão abertas as inscrições para a convocatória da Mostra Paralela da quarta edição do Festival de Música de Nova Prata, que ocorre nos dias 23 e 24 de novembro.  O evento pretende promover o intercâmbio cultural, proporcionando, através de programação gratuita, apresentações musicais de grupos autorais ou instrumentais do RS e atividades de formação, além de divulgar e fomentar novos talentos, com a Mostra Paralela.

Quatro grupos serão selecionados para integrar a programação, com performances gratuitas que ocorrem na Praça da Bandeira, na região central da cidade. Podem participar grupos de todo RS, que receberão ajuda de custo de R$ 3.000,00.

As inscrições são realizadas através do formulário, até 18 de outubro, e devem conter uma música autoral do grupo ou de seus integrantes, sem restrição de gênero, instrumentação, arranjo ou composição. Serão selecionados os trabalhos que receberem o maior número de votos de acordo com os seguintes critérios: produção autoral, qualidade artística, originalidade e qualidade técnica – execução. A lista de selecionados será divulgada em 31 de outubro, através dos canais do festival.

Eixo formativo promoverá encontro nacional de bateristas

Durante os dois dias de programação do festival, oficinas, bate-papos e lançamentos de publicações integram o eixo formativo do evento, que promoverá de forma inédita o primeiro encontro nacional de bateristas – Drum Fest, aproveitando a vinda de consagrados instrumentistas que integram as bandas convidadas para um grande intercâmbio com propostas formativas para músicos da região, compartilhando seus conhecimentos sobre rudimentos musicais, construção de instrumentos, improvisação, educação musical on-line, música pós pandemia, world music, linguagem da música gaúcha na bateria e carreira internacional, incluindo a participação da Bosphorus Cymbals Brasil.

Nomes como Zé Montenegro, Lucas Fê e Ricardo Arenhaldt integram a programação, que ocorrerá no Arnaldo Bar e contará com show do Jambo Trio.  As inscrições são gratuitas através do site do festival – https://femunp.com.br/

Programação contará com cinco atrações convidadas

Cinco atrações foram convidadas para integrar a programação do evento: Grupo UPA, Tatiele Bueno em Tributo a Mercedes Sosa, Kiai, Gil Jazz Trio e Quinteto Canjerana, reforçando o objetivo de promover e difundir a produção de música instrumental e autoral do estado do RS. As performances ocorrem no palco montado na Praça da Bandeira, após as apresentações da Mostra Paralela.

O FEMUNP surgiu em 2015, na cidade de Nova Prata. Sua primeira edição contou com três shows de artistas convidados (Quartchêto, Quinteto Persch e Quiçá se Fosse) , apresentação de cinco bandas selecionadas na Mostra Paralela, que recebeu mais de 40 inscrições (Subtropicais, Yangos Quarteto, Trem Imperial, Frizon Brothers Band e Sedan 1300), exposição de arte, dois bate-papos com artistas e três oficinas.

Em 2017, o evento expandiu sua programação, entrando oficialmente para a agenda cultural da cidade, trazendo um convidado internacional, o norte-americano Adrian Bellue, além de sete bandas e artistas convidados (Renato Borghetti, Jonathas Ferreira, Gabriel Selvage, Quinteto Canjerana, Duo de Viola e Acordeon com Valdir Verona e Rafael Deboni, Orquestra de Câmara da ULBRA e Philipe Philipsen). Foram selecionados seis grupos para a mostra paralela, que recebeu mais de 50 inscrições de todo o RS.

Além das bandas selecionadas que se apresentaram no palco principal (Trabalhos Espaciais Manuais, Kulla Jazz, Moio e Vena) o festival abriu espaço ineditamente para a música de câmara, selecionando as atrações As Mulheres de Bah e Aria Trio. Buscando inovar a programação através da mescla de linguagens, o Grupo Teatral De Pernas pro Ar foi convidado a apresentar o espetáculo instalação Automákina – Universo Deslizante. Os grupos da cidade também tiveram espaço na programação, com a apresentação na mostra local de Diego Berquó Trio, Casa Muscaria, Orquestra de Sopros de Nova Prata e Coro da AABB. Além disso, a programação contou com seis atividades formativas, voltadas para escolas e artistas locais, fortalecendo a formação musical da cidade e região.

Em 2021, após quatro anos de sua última edição, com dificuldades em captar recursos e pelo impacto da pandemia, foi realizada a terceira edição do Festival, que contou com a apresentação de Yangos, Lúcio Yanel, Fernando do Ó e Zé Montenegro, Garra e Alma, Thayan Martins Quinteto e Felipe Karam Quarteto. Em função de adaptações pandêmicas, a Mostra Paralela apresentou a seleção de quatro clipes, transmitidos ao vivo durante a programação, com seleção das bandas da região Garra e Alma, Jonny Mazz, Magnata Joe e Naldon Frizon.

A programação completa do evento será divulgada em breve. Para mais informações, acesse https://femunp.com.br/