Foto: Todos os Grupos/Crédito Fabiane Marchesini

Na semana em que Nova Prata celebra o seu centenário de emancipação política e cumprindo uma antiga profecia, os moradores da antiga Prata retornaram à cidade para conferir o que foi feito de cada cantinho do lugar que outrora chamaram de lar. Se eles gostaram do que viram e se renovaram a promessa para os próximos cem anos, o público só vai saber durante o espetáculo que está, realmente, imperdível.

Com a Casa de Espetáculos totalmente ambientada para receber a 20ª edição do Festival, a noite de estreia do maior evento cultural da Região da Uva e Vinho aconteceu na quarta-feira (07) e cumpriu o que prometeu: surpreendeu público, artistas e autoridades.

Desde a cenografia, passando pela cerimônia de abertura, até os detalhes do serviço da bomboniere, tudo foi pensado e preparado para mexer com os sentidos da plateia, convidando-a a mergulhar na atmosfera mágica do evento.

“De um agosto que lembro”, o tema escolhido para esta edição, é uma grande e espetacular homenagem ao povo pratense e aos seus antepassados.

Na abertura oficial das noites de espetáculo, o presidente do Festival, André Nedeff, enalteceu as comunidades pratense e regional, atribuindo a elas o sucesso do evento. “São vocês, nosso querido público, que nos ajudam a levar para o mundo inteiro as nossas belezas, nossa energia e nossa luz e que recebem, com tanto calor e carinho, esses países que cruzaram oceanos para estar aqui nos prestigiando com sua arte, cultura e história”, ressaltou.

Grupos Internacionais

No ginásio Alcides Tarasconi, a expectativa maior era, é claro, pelas apresentações dos grupos internacionais. E eles não deixaram nada a desejar: preencheram o palco do Festival com o melhor da cultura e do folclore dos seus países.

O público, de aproximadamente 1,5 mil pessoas, assistiu a cinco dos sete grupos internacionais que se apresentam no Festival, além do Bailado Gaúcho, anfitrião do evento, que neste ano, apresenta a cada noite um quadro diferente do espetáculo “Sertão”, homenageando o folclore e a cultura dessa rica sub-região do nordeste brasileiro.

África do Sul, Argentina, México, China, Alemanha, Hungria e Federação Russa seguem até domingo exibindo quadros de dança inéditos a cada noite e, a partir desta quinta-feira (8), passam oficialmente a disputar a etapa das Américas do FIDAF Brazil World Championship. O campeão será conhecido no domingo, dia 11, na noite de encerramento do evento.

Feiras e eventos paralelos

Pelas ruas da cidade, o primeiro dia de feiras e eventos paralelos já deu uma amostra do que os turistas podem esperar desta edição do Festival: uma programação intensa, com opções gratuitas para toda a família, além de muita dança, música, arte, cultura e alegria. As feiras funcionam diariamente até domingo (11).

Os ingressos já estão esgotados para algumas noites de espetáculo, mas ainda é possível conseguir lugar para a grande cerimônia de premiação, que começa às 15h30 do domingo, dia 11.

Serviço
20º festival Internacional de Folclore de Nova Prata
Data: 7 a 11/8/2024
Ingressos pelo site fifnp.com.br e, em Nova Prata, também em ponto físico no Comercial Casa Boito ( Av. Presidente Vargas esquina com Fernando Luzatto, 165).
Ingresso Solidário: levando um quilo de alimento não perecível, o valor da entrada fica menor. Os preços finais variam de R$ 20,00 a R$ 35,00.