Imagem: Cena do filme Acqua e Anice

A partir do dia 4 de novembro, começa o Festival de Cinema Italiano em todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. As cidades e locais já confirmados são a Cinemateca Capitólio em Porto Alegre, a Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul, a Associazione Veneta RS, em Passo Fundo e Associazione Italiana di Santa Maria.

O festival é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil. O evento acontecerá entre 04 de novembro e 04 de dezembro de forma presencial e online, e exibirá, ao todo, 33 longas-metragem, entre inéditos e a retrospectiva Musas do Cinema Italiano.

O Embaixador, Francesco Azzarello, explica como nasceu a versão do festival deste ano: “O projeto que idealizamos com Graziano Messana, a quem agradeço de coração junto com todos os seus talentosos colaboradores, nasceu com base em um Festival de Cinema de São Paulo já bem sucedido e com grande participação. A ambição deste ano é oferecer o cinema italiano para todo o Brasil. Devo dizer que, graças também ao trabalho da nossa rede consular, tivemos uma primeira excelente resposta do território. Faremos o balanço ao final, mas estou confiante de que ele se tornará gradualmente uma referência anual para todo o país”.

Neste ano, a versão presencial selecionada do Festival acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do país, e a versão completa de todos os filmes no streaming estará disponível em todo território nacional na plataforma acessada pelo site do Festival. As sessões, tanto presenciais quanto on-line, são gratuitas. E, como no ano passado, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.

A seleção contemporânea destaca o melhor do cinema produzido na Itália nessa temporada, contemplando uma diversidade de temas e formatos. Filmes exibidos em importantes festivais pelo mundo fazem parte do evento. O escolhido para representar Itália no Oscar 2023 “Nostalgia”, de Mario Martone, teve première mundial no Festival de Cannes, exibido na competição oficial, e com Pierfrancesco Favino, como protagonista, esse filme é o único que terá apenas sessões presenciais.

A Retrospectiva do festival homenageará as Musas do Cinema Italiano, exibindo 16 longas entre clássicos e recentes protagonizados pelas maiores divas da cinematografia do país, como Anna Magnani, Claudia Cardinale, Silvana Mangano, Monica Vitti, falecida no começo desse ano, Gina Lollobrigida, Ornella Muti, entre outras.

A versão presencial do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO acontecerá nas cidades: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Mococa (SP), Porto Velho (RO), Porto Velho (RO), Rio Claro (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), São João Del Rei (MG), Uberaba (MG),Uberlândia (MG), Búzios (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Curitiba (PR), Joinville (SC), Nova Venezia (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Anápolis (GO), Belém (PA), Caldas Novas (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Manaus (AM), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), e Santa Maria (RS)

Confira a programação completa no site do Festival.