Sucesso na estreia em 2018, com mais de 4 mil participantes, a 2ª edição do Téti – Festival de arte e cultura para a infância vai ocupar diversos pontos culturais de Caxias do Sul, entre os dia 4 e 14 de abril.

Na programação, totalmente gratuita, atrações de múltiplas linguagens artísticas destinadas especialmente ao público infantil, seus pais, cuidadores e familiares.

O nome do Festival tem origem em uma brincadeira de infância “Cuco/Téti”, que envolve a descoberta, a surpresa, o novo e as gargalhadas, o que tem tudo haver com a proposta do evento que incentiva a arte, infância e desenvolvimento por meio de oficinas, teatro, dança, espetáculos, exposições, cinema, contação de histórias, festival de brincadeiras e bate-papo.

O Festival busca incentivar e oportunizar às crianças o contato com o universo das artes não somente como espectadores, mas como protagonistas, pois no fazer artístico despertam a criatividade e a imaginação num espaço de exercício da cidadania, de socialização, de desenvolvimento humano e social, conforme explica a idealizadora e diretora geral do Téti, Caliandra Paniz Troian. “O Téti nasceu para promover a infância, o acesso à arte, a valorização da cultura da criança e do brincar livre”.

Os espetáculos são espaços de formação de plateia e de aproximação entre artistas e público. O Téti nasceu para promover a infância, o acesso à arte, a valorização da cultura da criança e do brincar livre. É também uma oportunidade de fortalecimento de vínculos entre a família, onde é possível resgatar a infância dos adultos e amenizar a cobrança em relação à geração atual de crianças, em espaços de troca de experiências. “Essa pode ser a primeira oportunidade de algumas famílias participarem juntas, de espetáculos e atividades culturais desenvolvidas ao longo dos dias”, enfatiza Caliandra.

Entre as atrações confirmadas estão: Exposição “O brinquedo na memória da infância”, da Divisão de Museus – SMC; Acalantos e Kalimbas: uma vivência show para bebês, com Lili Flor e Paulo Pixu; Festival de Brincadeira; Téti Talks: Mediação cultural e formação de plateia; Oficina Arquitocos – Arquitetura para crianças; Espetáculo Caê, da Karma Cia de Teatro (SC); Oficina de Stop Motion, com Gio e Doug; Infância no Parque; Espetáculo Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para crianças, do Coletivo Órbita-RS.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais ou site oficial do Festival: www.teti.art.br 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here