Caxias do Sul testemunha uma proposta em cultura que traz em si novas expectativas e oportunidades. Ganha força neste emblemático ano de 2020 o Festival Arte Foto Caxias do Sul. Nesta sua edição online (excepcionalmente), protagonistas femininas abraçam a programação com a temática “As Mulheres e as Imagens”.

O evento ocorre de 15 a 18 de agosto, sempre online e ao vivo, com diversas mesas no canal do YouTube do evento, que pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/festival-arte-foto-caxias. A programação completa encontra-se ao final deste texto, e também em um evento no Facebook, e pode ser vista por meio do link: https://www.facebook.com/events/885648541926617/

O novo evento, que é uma iniciativa da Sala de Fotografia – escola de fotografia de Caxias do Sul – nasceu como uma expansão da 12a Semana da Fotografia, ainda em 2019, com o intuito de englobar todas as formas de arte. Afinal, a fotografia nunca esteve excluída, é ela quem é capaz de registrar qualquer manifestação artística, e também de ser ela própria veículo de expressão.

De acordo com Liliane Giordano, diretora da Sala de Fotografia e propositora do evento, a ideia do Festival Arte Foto Caxias do Sul, que também está expressa em sua identidade visual, olha para o futuro tecnológico, mas conversa intimamente com nosso passado, com a busca de referências artísticas históricas. “Precisamos entender de onde viemos, para saber em que momento estamos. É no presente que construímos o nosso futuro, mas sempre ancorados firmemente com o que aprendemos no passado. Neste caso, o legado são as doze edições anteriores da Semana da Fotografia, que inspira um evento que mescla as diversas expressões artísticas”, explica Liliane.

Desta forma, ainda de acordo com a diretora, o que o Festival expressa é este elo entre passado, presente e futuro. Pois um evento como este pode ser a motriz de uma profunda mudança em como vemos o design, a fotografia, a arte, a literatura, o cinema, a música, a linguagem e a educação visual, que são, por fim, as formas como vemos o que nos cerca. É nos tempos atuais que temos a chance de criar um novo horizonte que faça a diferença na sociedade e para cada cidadão.

A edição de 2020 traz reflexões sobre produções artísticas em artes visuais, registradas nas diferentes práticas contemporâneas, como fotografia, arte, linguagem e educação. A cultura visual busca referências no cotidiano e inspira ideias que servem para olharmos com mais poesia para nosso mundo.

O evento também faz parte das comemorações de 13 anos da Sala de Fotografia. Fundada em 2007, é um espaço voltado para cursos, workshops, palestras, exposições e expedições fotográficas. Com direção da fotógrafa Liliane Giordano, a Sala já conta com mais de 200 turmas do Curso de Fotografia, cerca de 2000 alunos, 20 exposições, várias expedições fotográficas (locais, nacionais e internacionais) e envolvimento com projetos literários e culturais. Os cursos, muito mais do que focar no resultado da fotografia, visam uma inserção do aluno no universo imagético, proporcionando uma nova leitura da visualidade.

Programação do Festival Arte Foto Caxias 2020

16h – Sábado – dia 15/Ago
Abertura: O Feminino em Projetos Fotográficos
com Liliane Giordano, Rubia Mendes e Thaynne Andrade

18h – Sábado – dia 15/Ago
Processos criativos
Liliane Giordano conversa com Sara Verza e Marina Boff

20h – Sábado – dia 15/Ago
Três mulheres!
Liliane Giordano conversa com Myra Gonçalves e Dani Remião

16h – Domingo – dia 16/Ago
Mulheres Negras e a imagem
Liliane Giordano conversa com Milene Rostirolla

18h – Domingo – dia 16/Ago
Feminismos e arte
com Adriana Antunes e Bruna Silveira

20h – Domingo – dia 16/Ago
Curadoria e Processo de criação
Liliane Giordano conversa com a artista Carine Panigaz e curadora Mona Carvalho

16h – Segunda – dia 17/Ago
Liliane Giordano conversa com as produtoras culturais Flor Nieto e Cristina Nora

18h – Segunda – dia 17/Ago
Liliane Giordano conversa com a Dra em Artes e Educação Gabriela Bon

20h – Segunda – dia 17/Ago
Imagens afetivas: Olhares, lugares e criação
Liliane Giordano conversa com Lucila Guedes e Sinara Boone

18h – Terça – dia 18/Ago
As Mulheres na Literatura
Sabrina Didoné conversa com as escritoras Maya Falks e Natalia Borges Polesso

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here