Imagem: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

Na noite de quarta-feira (24) foi lançada oficialmente a 32ª edição do Festiqueijo de Carlos Barbosa. O evento, realizado no foyer do Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, teve como objetivo apresentar o Festival aos convidados e representantes da imprensa.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Everson Kirch, a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, o presidente do Festival, Lari José Audibert, o vice-presidente Clovis Tramontina, o secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, Fabio Rogerio Basso, a Senhorita FestiQueijo Alessandra Sipp, a Dama de Companhia Francieli Datsch, secretários municipais, membros da Diretoria Voluntária do Festiqueijo, representantes da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa, do Legislativo do RS e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, representando o governador Eduardo Leite.

Com o tema “O lado mais gostoso da nossa história”, o Festiqueijo 2023 busca resgatar e destacar a rica tradição gastronômica da região. A celebração valoriza a história e as raízes culturais associadas à produção de queijos, que são apreciados tanto pelos moradores locais quanto pelos visitantes. O festival acontecerá de 30 de junho a 30 de julho, sempre às sextas, sábados e domingos, em um formato diferenciado de turnos, proporcionando experiências únicas aos participantes.

Este ano, o festival está sendo organizado por uma grande parceria entre o Poder Público, a Diretoria Voluntária e a Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, a ACI.

Durante o lançamento, o presidente do Festival, Lari José Audibert, e o vice-presidente, Clovis Tramontina, apresentaram as novidades desta edição. “Uma das principais mudanças no Festiqueijo é o modelo de turnos, que reduzirá drasticamente as filas e oferecerá opções de escolha aos visitantes, que poderão selecionar entre cinco horários distintos, com tarifas diferenciadas”.

Uma outra grande novidade é a ampliação e modernização do local do evento. A capacidade para o público em geral foi aumentada e foi criada uma área de camarote com vista privilegiada de todo o evento, equipada com mesas e cadeiras. Além disso, o espaço contará com climatização central e banheiros para atender ao grande fluxo de pessoas.

No evento, os convidados também tiveram a oportunidade de conferir os novos trajes de passeio das soberanas do Festiqueijo. Os vestidos foram especialmente desenvolvidos pela estilista Alessandra Dalcin Toniazzi, responsável pelos trajes das soberanas há mais de 17 anos, sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio. Esses trajes têm como objetivo proporcionar maior praticidade nas viagens das soberanas para divulgar a festa, assim como nas atividades relacionadas, como as Olimpíadas Coloniais e durante o festival gastronômico.